O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
15 abr 2004 - 13h34

Libertadores: uma questão de camisa

O ano de 2004 está sendo morno para a torcida rubro-negra: no primeiro semestre o Rubro-Negro teve de se contentar com o ‘disputadíssimo’ campeonato paranaense, e nós nos limitamos a ser expectadores de torneios mais interessantes como a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América. Em ambas as competições fez falta a presença rubro-negra, já que as equipes conterrâneas que lá estavam não tiveram muito sucesso.

Na Copa do Brasil o Paranavaí foi eliminado na primeira fase e Londrina e Prudentópolis não passaram da segunda, sendo que o estado não tem mais representantes no torneio. Vale lembrar que o Rubro-Negro é o melhor qualificado do estado no ranking desta competição, mesmo devendo uma participação mais condizente com sua posição no cenário nacional (19º com 58 pontos; seguido pelo Coritiba, na 20ª colocação com 55 pontos). Acho que já passou da hora do Atlético encarar mais à sério a Copa do Brasil, que possui uma fórmula de disputa que a meu ver favorece muito o Furacão, uma vez que temos a Baixada como trunfo para jogos decisivos.

Já na Copa Toyota Libertadores, o rival alvi-verde mostrou que ainda há motivos para darmos credibilidade para a imprensa do eixo: a revista Placar já havia previsto que o Coritiba seria a decepção brasileira na copa latino-americana, e assim foi. Uma parte da imprensa local chegou a nominar de ‘triunvirato’ o ataque do time coxa, esquecendo que Tuta não foi inscrito à tempo e que Aristizábal demorou para se ‘recuperar’. Curiosamente, surgiram comentários relembrando as campanhas rubro-negras na competição, com o claro intuito de diminuir o histórico atleticano na copa latina. Creio que a falácia veio um pouco antes do tempo; já dizia o ditado que aquele que tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado dos outros, e o resultado é que muita gente por aí mordeu a língua…

Vamos aos fatos:

– O Coritiba participou por duas vezes da Taça Libertadores da América: em 1986 e em 2004. Na primeira oportunidade somou 9 pontos, na segunda 8: 17 no total, se resumindo suas apáticas participações em 12 jogos, 4 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, com um saldo de 2 gols positivo. Não sabe o que é ir à segunda fase da competição, e soma 24 pontos no ranking da Conmebol.

– O Atlético Paranaense também participou por duas vezes do torneio. Seu desempenho na primeira fase é o seguinte: em 12 jogos somou 21 pontos : 6 vitórias, 3 empates, e 3 derrotas, seu saldo foi de 4 gols positivo. Foi à segunda fase, perdendo para o Atlético Mineiro em Belo Horizonte por 1 a 0, e vencendo a segunda partida por 2 a 1. Nos pênaltis foi desclassificado (5-3).

O Rubro-Negro venceu em sete ocasiões quando representou o Brasil na Copa Libertadores. No ranking de clubes brasileiros ocupa a 15ª colocação; o rival a 17ª, logo atrás do Esporte Clube Bahia. Antes da competição atual ocupava a 20ª, atrás de Bangu, Paysandu e Criciúma, e empatado com Juventude, Náutico e Sport do Recife. Nosso rival mais empatou que venceu quando foi o Brasil na América…

O Atlético não tem, como se vê, tradição na Libertadores (e nem na Copa do Brasil). Por sinal, acredito que apenas Grêmio, São Paulo e Cruzeiro, nesta ordem, sejam os times brasileiros que de fato incorporem o espírito necessário para se impor na América. Mas menos tradição e competência que o Furacão tem o tal time do alto-da-glória; e mesmo assim vêem-se delírios dando conta de uma saída de “cabeça erguida” da competição. Precisamos rever os conceitos de dignidade em nossa sociedade, urgentemente.

Torço, muito mais na qualidade de paranaense e brasileiro, do que na de atleticano, para que em 2005 sejamos melhor representados na Copa do Brasil e na Taça Libertadores, já que os demais times do estado não brilham tanto quanto o Rubro-Negro nestas competições…uma questão de camisa, eu diria!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…