24 jun 2004 - 10h19

Cinco anos de Arena

Neste 24 de junho de 2004, a Arena da Baixada está completando cinco anos desde sua inauguração oficial. Em 1999, o novo estádio foi utilizado pela primeira vez em uma partida amistosa entre Atlético e Cerro Porteño, do Paraguai. Antes do jogo, houve show de fogos, execução do hino oficial e discursos de autoridades.

Na partida, disputada numa quinta-feira à noite, o Atlético saiu vencedor por 2 a 1. Lucas marcou o primeiro gol da história da Arena, mas o atacante Gauchinho empatou para o Cerro. No finalzinho do jogo, o lateral-esquerda Vanin mandou uma bomba de fora da área e garantiu a vitória.

Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo, considera que aquele foi o dia mais feliz de sua vida no Atlético. “O momento em que eu mais me emocionei, mais vibrei e senti o coração mais apertado foi no dia vinte e quatro de junho de 1999, quando nós inauguramos a nossa querida Arena da Baixada. Aquele dia foi o dia em que maior alegria eu tive, em que o coração realmente apertou com muita força”, afirmou à Furacao.com.

Dois dias depois, ainda na programação de inauguração, a Seleção Brasileira venceu a Letônia por 3 a 0.

Grandes momentos

Com a Arena, o Atlético conquistou diversos títulos importantes. O primeiro foi a Seletiva de 1999. Depois, vieram os Paranaenses de 2000, 2001 e 2002. Porém, sem sombra de dúvidas, o mais importante de todos eles foi o Brasileirão de 2001.

O maior artilheiro do estádio é o atacante Kléber, com 67 gols, seguido por Ilan, com 28 e Alex Mineiro, com 26. O Atlético já disputou 158 jogos na Arena, com 100 vitórias, 33 empates e 25 derrotas. Foram 338 gols marcados e 171 vitórias.

A maior goleada rubro-negra ocorreu na primeira partida da final do Paranaense 2002, na vitória por 6 a 1 sobre o Paraná Clube. O tricolor é também o maior freguês do Atlético no estádio, ao lado do Prudentópolis: os dois perderam 5 vezes.

No ano de 2000, o Atlético chegou a estabelecer uma seqüência de dez vitórias consecutivas no estádio. De dezembro de 99 até agosto de 2000, o time permaneceu invicto por 24 partidas seguidas. Recentemente, a Furacao.com realizou uma consulta entre seus colaboradores. O jogo Atlético 4 x 2 São Caetano, na final do Brasileirão 2001, foi eleito o mais marcante da história da Arena.

Saiba mais sobre a Arena da Baixada:
80 Anos do Atlético: Arena da Baixada
Ficha técnica do primeiro jogo da Arena
Construção – como o estádio foi construído de 97 a 99
Inauguração – a inesquecível noite da estréia do estádio
Jogos Memoráveis – os dez jogos mais importantes
Estatísticas – jogos, vitórias, gols marcados, confrontos
Artilheiros – a lista de todos os jogadores que marcaram gol
Memória – itens históricos relativos ao estádio
Tour 360 graus – sinta a sensação de estar na Arena

E você, atleticano, o que tem a dizer sobre os cinco anos da Arena da Baixada? Clique aqui para enviar sua opinião.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…