26 jul 2004 - 22h47

Torcedores organizam manifesto pela bateria

Manifesto pró-retorno da bateria à Baixada

Os integrantes do Fórum Furacao.com, o maior espaço de discussões e debates da torcida atleticana na Internet, vêm através deste documento, manifestar o seu desejo de retorno da permissão de uso dos instrumentos de percussão da “Torcida Organizada Os Fanáticos”, nos jogos realizados com mando de campo do Clube Atlético Paranaense, particularmente no que se refere ao anel inferior da Arena da Baixada.

Assim como por muito tempo os tambores elevaram o moral e aumentaram a determinação dos antigos guerreiros em batalha, a Bateria marca o ritmo da nossa alegria e da nossa paixão.

Nada mais desejamos além de nos juntarmos aos esforços de todos os Atleticanos, sejam eles jogadores, comissão técnica, diretores, simpatizantes ou torcedores, para que com a garra de todos, seja possível demonstrar ao nosso modo o orgulho e principalmente o compromisso de quem é apaixonado pelo nosso querido Furacão.

O apoio incondicional de nossa torcida, nossos gritos de guerra, a batida de nossa bateria e o entoar dos cantos sempre foram nosso diferencial. Sempre fomos temidos e admirados por adversários por este motivo. A Bateria é fundamental neste quesito. Não podemos abrir mão desta ferramenta, que complementa a raça que orgulhamos ter.

Entendemos que todo conflito só tem a trazer prejuízos ao Clube. Em primeiro lugar, o time fica privado de ter uma torcida vibrando e apoiando-o durante a partida. Ademais, o Clube perde um de seus grandes atrativos, já que a torcida vibrante certamente foi um dos motivos para a adesão de muitos torcedores nos últimos anos.

Partindo do pressuposto de que todos temos como objetivo final o bem do Atlético, vimos através desta realizar uma tentativa de composição do litígio.

A única reivindicação que apresentamos é pela revisão da proibição do acesso da bateria e dos luminosos ao anel inferior do Estádio, pois estes instrumentos têm a função única e exclusiva de incentivar o time do Atlético e criar uma festa bonita, tornando inclusive o espetáculo mais atrativo.

Cumpre anotar que, em toda a história do estádio Joaquim Américo, jamais foi registrada qualquer ocorrência indesejada envolvendo os instrumentos luminosos ou de bateria. Pelo contrário, a história do Atlético e de sua vibrante torcida sempre foi positivamente marcada pela utilização destes acessórios. Sem eles, as cores rubro-negras não teriam tanto realce e os coros entoados pela torcida não teriam a coesão e a potência necessárias para incentivar o time dentro de campo.

Os instrumentos de percussão estão liberados para uso no andar superior da Arena, na curva Buenos Aires. No entanto, é consensual entre nós, torcedores, que a localização da Bateria naquela área do Estádio não produz o mesmo efeito quando de sua localização no andar inferior, região ocupada pela Torcida Os Fanáticos tradicionalmente.

Recentemente, foi divulgado em alguns veículos de imprensa que a renovação de contrato dos camarotes no setor em que a Fanáticos fica tradicionalmente instalada estava sendo prejudicada pelo “barulho” que a Bateria faz. Não há posicionamento oficial do Clube sobre isso, mas acreditamos que este argumento não se sustenta, uma vez que é comprovado, cientificamente, que a vibração da torcida é, efetivamente, um componente ativo da partida realizada, beneficiando o time com mando de campo*

Há que se ressaltar, obviamente, que quem adquire um camarote na Arena certamente o faz em função da vibração e alegria do estádio; de outra forma, poderia assistir às partidas em pay-per-view, uma vez que poder aquisitivo para tal não seria a questão.

Esperamos com isso, estar dando um passo em direção ao entendimento, visando sempre o melhor para o Clube Atlético Paranaense. Pois foi unido à sua torcida que o Clube alcançou todas as glórias que compõem a sua história.

*Nevill, A. M., Balmer, N. J., Williams, A. M. (2002), The influence of crowd noise and experience upon refereeing decisions in football. Psychology of Sport and Exercise. Oct 2002, 3(4):261-272.

O presente Manifesto foi escrito conjuntamente por integrantes do Fórum Furacao.com, de forma livre, aberta e democrática a todos os interessados. O Fórum, que conta com mais de mil usuários cadastrados, é seguramente o espaço democrático de debates sobre o Clube Atlético Paranaense mais amplo e movimentado da Internet. Através do Fórum, pessoas de todo o mundo expressam suas opiniões e discutem livremente assuntos relacionados ao Furacão.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…