7 ago 2004 - 17h34

Conheça o Sochaux, parceiro do Furacão

O Football Club Sochaux-Montbéliard é o novo time do atacante Ilan e mais novo parceiro do Atlético. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a equipe de cores amarela e azul tem longa história no futebol francês. O clube foi fundado em 1928 na cidade de Montbéliard, que fica no Leste francês, às margens do Jura, uma cadeia montanhosa. O fundador foi Jean-Pierre Peugeot, o dono da fábrica de automóveis.

Dois anos depois da fundação, o Football Club Sochaux fundiu-se com o A.S. Montbéliard, surgindo daí o Football Club Sochaux-Montbéliard. Na primeira década de sua existência, o Sochaux (pronuncia-se “Sochô”) cravou definitivamente seu nome no futebol francês tornando-se a primeira equipe profissional do país e vencendo dois campeonatos nacionais (1935 e 38) e uma Copa da França (37).

Nesse período, o clube também cedeu diversos jogadores à seleção francesa. A Segunda Guerra Mundial afetou sensivelmente o clube, que perdeu muitos astros estrangeiros e levou vários anos para se recompor.

Ostracismo e ressurgimento

Nas décadas seguintes, o Sochaux enfrentou uma espécie de ostracismo. Disputou a primeira divisão, mas sem brilho. Em 1987, o clube foi rebaixado para a segunda divisão depois de terminar o Campeonato Francês em 18° lugar. Em 88, foi vice-campeão da segunda divisão e retornou à elite. Porém, em 95 fez péssima campanha e voltou a ser rebaixado.

Justamente bem ao contrário do Atlético, o Sochaux viveu os piores anos de sua história de 95 em diante. Foram três anos na segunda divisão até conseguir uma nova promoção, em 98. Porém, um 17° lugar no campeonato de 99 levou o time novamente para baixo. Depois de chegar ao fundo do poço, um novo grupo de dirigentes liderados pelo pesidente Jean-Claude Plessis assume o clube e decide promover uma mudança profunda.

O Sochaux passa a investir nas categorias de base e na formação de infra-estrutura. A estratégia deu certo e o Sochaux foi campeão da segunda divisão do Campeonato Francês em 2001, na mesma temporada em que o Atlético conquistava o título brasileiro. Em 2002, a equipe ficou na 8° colocação e no ano passado foi o quinto colocado.

Neste ano, o Sochaux voltou a brilhar. A equipe conquistou a Copa da Liga Francesa depois de bater o Nantes nos pênaltis (foto).

Parcerias

A família Peugeot continua ligada ao clube. Em 2000, uma mudança societária transferiu o controle do clube à uma sociedade anônima cuja quase totalidade das ações (99%) é detida pela fábrica de automóveis. Christian Peugeot é vice-presidente da SA e Eric Peugeot é presidente de honra do clube.

Além da Peugeot, o clube é patrocinado pela Esso e as camisas são fabricadas pela Lotto. O site oficial está no endereço www.fcsochaux.fr. O novo estádio do clube se chama Auguste Bonal e foi inaugurado em 2000. O design é muito parecido com o da Arena da Baixada (clique aqui para ver uma foto).



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…