13 ago 2004 - 0h16

Adauto brilha na estréia da Copa da UEFA

A Copa da Uefa começou na noite desta quinta-feira (tarde no Brasil) para o Slavia Praga, tradicional clube da República Tcheca e um brasileiro foi o destaque da partida.

Em sua terceira participação na competição, desde que chegou ao clube Tcheco em julho de 2002, o atacante brasileiro Adauto, ex-Atlético Paranaense, comandou a vitória por 3×1 do Slavia no jogo de ida na estréia da Uefa, frente o Dínamo de Tiblisi, da Geórgia, em Praga.

O atual campeão da Geórgia começou melhor a partida e logo aos 12 minutos abriu o placar, com o camisa 18 Levan Melkadze. Após o gol, o Slavia partiu pra cima dos visitantes mas não conseguiu passar pelo gigante goleiro Irakli Zoidze. O primeiro tempo terminou com uma bola na trave do brasileiro que tentou por diversas vezes sem conseguir chegar ao gol de empate.

No Intervalo, o técnico Josef Csaplár mexeu com o brio dos jogadores e ordenou que o time jogasse em função do brasileiro, até então o melhor jogador da partida. A tática deu resultado e aos 14 minutos do segundo tempo, Adauto pegou a bola na intermediária, driblou 3 adversários e quando ia fazer o gol foi agarrado pela camisa; penalty para o Slavia. Ele mesmo bateu e empatou a partida.

Três minutos depois, Adauto recebeu o lançamento de Martin Latka, passou pelo lateral e na linha de fundo cruzou para Karel Piták virar o jogo para os Tchecos, 2×1 Slavia. Com a partida nas mãos, o Slavia dominou o restante do jogo e aos 28 chegou ao terceiro gol após nova jogada do brasileiro, que passou a bola no meio das pernas do zagueiro adversário e rolou para o jovem craque do time, David Kalivoda fazer 3×1.

Após o apito do árbitro Suiço Laurent Duhamel, a euforica e fanática torcida do Slavia invadiu o gramado do Estádio Strahov e cercou o brasileiro, que demorou cerca de 25 minutos para conseguir chegar ao vestiário. Adauto é o camisa 10 e maior estela do time.

” Foi uma partida brilhante, magnífica. Conseguimos virar um jogo muito difícil e abrir uma vantagem significativa para o jogo de volta. Estou muito feliz por poder ajudar o Slavia e estrear na Uefa fazendo um gol e dando o passe para os outros dois”, conta Eufórico o jogador por telefone ainda no vestiário do estádio Strahov.

Com o resultado, o Slavia viajará para a Geórgia podendo perder até por um gol de diferença para avançar à 3º rodada da competição Europeia. O jogo será realizado daqui a duas semanas, na cidade de Tibilisi.



Últimas Notícias