24 ago 2004 - 11h12

Colunista do Lance elogia o Atlético

O jornalista Paulo Vinícius Coelho, do Lance! e da ESPN Brasil, é certamente um dos mais talentosos de sua geração. Estudioso, PVC se preocupa em estar sempre bem informado sobre o desempenho de todos os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, não se limitando apenas aos times mais destacados pela mídia.

Nesta terça-feira, Paulo Vinícius Coelho escreveu uma coluna no Diário Lance! sobre a campanha do Atlético no Brasileirão. Confira o texto na íntegra:

A tartaruga do brasileirão
por Paulo Vinícius Coelho, no Lance!

O contra-ataque mais rápido do Brasil não é mais do Palmeiras. Mérito do Atlético-PR. A velocidade verde para sair da defesa ainda existe, mas repare quantas vezes a jogada mortal dos paranaenses começa num passe do goleiro Diego. Dele para Alan Bahia, ou Pingo, na cabeça da área e, dali, o toque para a linha lateral. Na altura do meio-de-campo, Jádson recebe e liga rapidamente a jogada para a corrida de Dagoberto.

A jogada acontece em quase todos os jogos. Funciona tanto na Arena da Baixada, quanto fora de casa e produziu uma série invicta de oito jogos. Mesmo assim, ninguém fala do Atlético. Não é favorito, adjetivo que continua em poder do Santos. Mas o campeonato parece a corrida da lebre com a tartaruga, o Santos vive parando para tirar um cochilo e o Atlético-PR se candidata a pôr a cabeça para fora da casca.

O Atlético tem o contra-ataque, mas não tem defesa, dirão alguns. Era a tese do técnico Emerson Leão, logo depois da derrota do seu Cruzeiro por 3 x 1, na Arena da Baixada. Por isso, o time de Levir sofreu goleadas como os 6 x 0 contra o Inter ou os 4 x 1 do Criciúma. Só que em 13, de seus 26 jogos, o Atlético não sofreu um mísero gol.

A força da defesa está nos três zagueiros, reforçados pela improvisação do lateral Marcão no meio da zaga. O poder do contra-ataque nasce nos escanteios dos adversários, rebatidos por Diego. Ou das bolas roubadas pelos dois volantes, Pingo e Alan Bahia. E ninguém tem velocidade igual à de Dagoberto, Fernandinho e Jádson, pela ordem os principais jogadores do elenco. Falta alguma coisa? Então não esqueça que Washington já marcou 13 vezes.

Na corrida da lebre com a tartaruga, o Santos continua favorito. Mas a fábula joga a favor do Atlético.

Paulo Vinícius Coelho é jornalista e escreve no Lance! às terças-feiras.

Se você gostou do texto e deseja entrar em contato com o autor, envie um e-mail para paulov@lancenet.com.br. Por diversas vezes, a torcida atleticana lotou as caixas postais de jornalistas que denegriam a imagem do Atlético. Agora, é momento de reconhecer quem produz jornalismo imparcial e de qualidade.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…