24 ago 2004 - 11h12

Colunista do Lance elogia o Atlético

O jornalista Paulo Vinícius Coelho, do Lance! e da ESPN Brasil, é certamente um dos mais talentosos de sua geração. Estudioso, PVC se preocupa em estar sempre bem informado sobre o desempenho de todos os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, não se limitando apenas aos times mais destacados pela mídia.

Nesta terça-feira, Paulo Vinícius Coelho escreveu uma coluna no Diário Lance! sobre a campanha do Atlético no Brasileirão. Confira o texto na íntegra:

A tartaruga do brasileirão
por Paulo Vinícius Coelho, no Lance!

O contra-ataque mais rápido do Brasil não é mais do Palmeiras. Mérito do Atlético-PR. A velocidade verde para sair da defesa ainda existe, mas repare quantas vezes a jogada mortal dos paranaenses começa num passe do goleiro Diego. Dele para Alan Bahia, ou Pingo, na cabeça da área e, dali, o toque para a linha lateral. Na altura do meio-de-campo, Jádson recebe e liga rapidamente a jogada para a corrida de Dagoberto.

A jogada acontece em quase todos os jogos. Funciona tanto na Arena da Baixada, quanto fora de casa e produziu uma série invicta de oito jogos. Mesmo assim, ninguém fala do Atlético. Não é favorito, adjetivo que continua em poder do Santos. Mas o campeonato parece a corrida da lebre com a tartaruga, o Santos vive parando para tirar um cochilo e o Atlético-PR se candidata a pôr a cabeça para fora da casca.

O Atlético tem o contra-ataque, mas não tem defesa, dirão alguns. Era a tese do técnico Emerson Leão, logo depois da derrota do seu Cruzeiro por 3 x 1, na Arena da Baixada. Por isso, o time de Levir sofreu goleadas como os 6 x 0 contra o Inter ou os 4 x 1 do Criciúma. Só que em 13, de seus 26 jogos, o Atlético não sofreu um mísero gol.

A força da defesa está nos três zagueiros, reforçados pela improvisação do lateral Marcão no meio da zaga. O poder do contra-ataque nasce nos escanteios dos adversários, rebatidos por Diego. Ou das bolas roubadas pelos dois volantes, Pingo e Alan Bahia. E ninguém tem velocidade igual à de Dagoberto, Fernandinho e Jádson, pela ordem os principais jogadores do elenco. Falta alguma coisa? Então não esqueça que Washington já marcou 13 vezes.

Na corrida da lebre com a tartaruga, o Santos continua favorito. Mas a fábula joga a favor do Atlético.

Paulo Vinícius Coelho é jornalista e escreve no Lance! às terças-feiras.

Se você gostou do texto e deseja entrar em contato com o autor, envie um e-mail para paulov@lancenet.com.br. Por diversas vezes, a torcida atleticana lotou as caixas postais de jornalistas que denegriam a imagem do Atlético. Agora, é momento de reconhecer quem produz jornalismo imparcial e de qualidade.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…