27 ago 2004 - 1h05

Muita atenção nessa hora

No próximo domingo, Atlético e Coritiba farão o clássico de número 21 em Campeonatos Brasileiros. Desde 1973, quando se enfrentaram pela primeira vez pelo torneio nacional, o Atlético obteve seis vitórias e sofreu dez derrotas, tendo ainda ocorrido cinco empates. O jogo é na casa do adversário onde o Furacão obteve apenas uma vitória em 1997, com gols de Paulo Miranda e Luisinho Vieira.

Com 45 pontos, o Atlético ocupa a terceira posição na tabela, enquanto o rival é o 10º colocado com 38 pontos. No entanto, ambas as equipes estão muito motivadas pela seqüência de bons resultados e pela subida de posições na tabela de classificação.

Tabus

Tanto Atlético como Coritiba defendem uma série de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. O rubro-negro não sabe o que é derrota desde o dia 24 de julho, quando perdeu para o Criciúma por 4 a 1 no sul catarinense, já totalizando 8 partidas sem derrota. Já o rival, desde os 4 a 2 para o Santos, em 29 de julho, não sai de campo derrotado.

Outro tabu a ser quebrado é a hegemonia alviverde jogando no Couto Pereira. Desde novembro de 1999, em partida válida pela Seletiva da Libertadores, o Furacão não sabe o que é vencer, quer seja no Brasileiro ou Estadual. Desde então foram realizadas oito partidas no Alto da Glória, com seis derrotas e dois empates. O Furacão fez apenas quatro gols e sofreu onze, piorando muito o retrospecto que estava sendo favorável nos últimos anos contra o Coritiba.

Naquela partida de 1999, Cocito, Luzinho Netto, Adriano e Kleberson viraram espetacularmente a partida, abrindo definitivamente o caminho para a primeira participação atleticana na Copa Libertadores da América de 2000.

Adversário

O Coritiba tentou concentrar-se para o jogo de ontem contra o São Caetano, mas não teve jeito. Mesmo com a derrota para o time paulista por 2-1, não tirou o foco das perguntas que já eram dirigidas para o clássico do final de semana. O treinador Antonio Lopes resolveu poupar alguns jogadores, como Aristizabal, Ataliba e Capixaba. Desfalque certo no entanto é o atacante Tuta, decisivo na final do paranaense e que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Internacional. Em seu lugar estará em campo o jovem Alemão.

A maior dúvida é sobre a entrada do ala Adriano ou a permanência de Ricardinho. Com mais chances para o primeiro, o Coritiba teria uma postura mais ofensiva na partida, mas com Ricardinho poderia inibir as subidas de Fernandinho.

Atlético

Levir Culpi já declarou que o Atletiba é um jogo diferenciado. “Não adianta querer tratar como se fosse só mais um jogo do campeonato porque todos sabem que não é”, disse o treinador que mantém mistério sobre o time titular que vai começar a partida. Os zagueiros Marinho e Fabiano voltaram a treinar normalmente e o primeiro já confirmou sua presença no clássico. Fabiano ainda é dúvida, pois ainda há o receio de que algum choque mais forte possa lhe trazer problemas já que ele deve jogar com uma máscara protetora no nariz, quebrado na partida contra o São Paulo.

Outra dúvida é sobre o aproveitamento nas alas. Com Fernandinho na direita o time ganharia em ofensividade, mas poderia dar brechas perigosas ao adversário, principalmente se Adriano jogar. Na esquerda Ivan deve manter-se como titular, mas ainda há a chance da volta de Marcão por aquele setor, com a defesa sendo formada por Rogério, Marinho e Fabiano.

Na meia cancha Alan Bahia, Bruno Lança, Pingo e Raulen disputam posição, enquanto Jadson é presença garantida. “ Temos uma grande expectativa para essa partida, até mesmo porque uma combinação de resultados pode nos levar ao primeiro lugar. Vamos entrar em campo com muita humildade, pois Atletiba sempre é um jogo muito complicado e com certeza eles não vão facilitar nossa vida, principalmente por atuarem em casa”, declarou o jovem meia, uma das esperanças da torcida atleticana.

Se no ataque não há dúvidas quanto a condição de Washington e Dagoberto, Levir Culpi sabe que pode contar com a segurança do goleiro Diego, que ainda não sentiu o gostinho de derrotar o maior rival em sua própria casa. “ Tivemos a semana inteira para trabalhar e isso foi muito proveitoso. O ambiente está bom, estamos confiantes e concentrados. Sabemos que a hora é essa e não queremos ficar lamentando depois”.

Diego fez questão também de deixar um recado ao torcedor atleticano: “ Contem conosco pois estaremos lutando muito dentro de campo. Incentive o time, cante mais alto, enfim, ajude o Atlético, nas arquibancadas mas com muita paz. Façam uma festa bonita que vamos fazer de tudo para fazer a nossa parte”, declarou o goleiro que sofreu apenas dois gols nos últimos oito jogos.

Reportagem: Juarez Villela Filho, do Conteúdo da Furacao.com



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…