Final antecipada?
Quarta-feira. Atlético x Santos. Os dois líderes isolados se enfrentam. Muitos já estão dizendo que é uma final antecipada. Será?
Uma das críticas aos campeonatos com pontos corridos é que não temos jogos decisivos, final, semi-finais. Mas esse jogo contra o Santos se aproxima bastante disso.
É aquela velha história do “jogo de 6 pontos”. Para se ter uma idéia, vencendo, o Atlético fica 3 pontos a frente do segundo colocado. É uma vantagem boa o bastante para ser administrada e ampliada até o fim do campeonato.
A importância desse tipo de jogo é tanta que se, por exemplo, no 1º turno, tivéssemos perdido do Santos, hoje estaríamos 6 pontos atrás dele e ninguém falaria em final antecipada.
O São Paulo, que parece que está tão lá atrás, em 7º, estaria junto com o Rubro-Negro se perdêssemos aquela difícil partida, que ganhamos por 1 a 0. Já a partida contra o Flamengo, no 1º turno, perdemos de 3 a 0. Todo mundo ficou triste, mas foi uma partida “boa” de perder, já que o Flamengo não tem mais chances de brigar pelo título. Foi uma partida que valeu apenas 3 pontos, e não 6, como a de Quarta-Feira.
Felizmente, Levir está ciente da importância do jogo. O time está treinando duro nesse feriadão. Todos têm direito a folga, mas na hora certa. E essa não é hora. É momento para trabalhar duro e tentar vencer essa importante partida. Para depois evitar lamentações.
O Santos é um time forte, sem dúvida. Está um pouco desfalcado, mesmo assim tem Ricardinho e o Basílio, que está jogando bem. Seu técnico é Luxemburgo, muito competente para campeonatos com pontos corridos. Não é a toa que o Peixe está liderando esse campeonato brasileiro.
Mas, com todo o respeito ao adversário, o Atlético é melhor.
O nosso elenco é muito bom. O Atlético deve ter sido o clube que menos vendeu jogadores durante esse campeonato. A maioria já está no time faz um tempo. Pena que o Dagoberto não vai jogar. Mas Washington estará lá, e esse jogo pode ser dele, ou, por que não, de Dennys.
Temos toda a chance de vencer o Santos, mesmo assim podemos considerar o empate um bom resultado. O jogo é fora de casa e o Santos tem mais obrigação de conseguir o resultado do que o Atlético. Um empate ainda mantém os dois times numa posição confortável na tabela.
Mas o empate pode diminuir a diferença dos líderes Santos e Atlético para o Palmeiras e Juventude de 3 pontos para apenas 1 ponto.
E a tabela ficaria embolada de novo. Quem sabe com o passar das rodadas outros adversários surjam fortes como o Santos está agora.
Pode ser que o Atlético ainda dispute várias “finais antecipadas”, até o fim do campeonato.
O importante é se superar, mais ainda, nesses jogos contra concorrentes diretos. O campeonato está disputado demais para podermos dizer com certeza quais “finais antecipadas” realmente terão tido a importância de uma final.
Por via das dúvidas, quando alguma partida dessas aparecer, dediquemo-nos como se fosse uma verdadeira decisão. Só com dedicação podemos alcançar o título.
Por isso, reitero: parabéns ao Levir e ao jogadores, que estão trabalhando no feriado para se preparar para esse jogo.
Afinal, num campeonato de pontos corridos, todas as partidas são importantes, mas algumas são bem mais.