11 set 2004 - 22h42

Clube terá escolas para crianças até 6 anos

A partir deste mês, as Escolas de Futebol do Atlético passam a receber também crianças de 3 a 6 anos. O novo serviço, batizado de Mamadeiras Kids, atenderá meninos e meninas. A coordenadora do projeto, Camila Montenegro Guanabara, professora de educação física, diz que foi desenvolvida uma metodologia completamente diferente da que é usada no treinamento das crianças maiores. Até agora, as escolinhas do Atlético atendiam crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Segundo ela, nesta faixa etária, não há diferenças no desenvolvimento motor entre as crianças de ambos os sexos. "O trabalho pretende desenvolver coordenação, equilíbrio, lateralidade e a relação espaço-tempo" – explica ela. "Nesta idade não dá para cobrar regras. Não se pode estereotipar crianças com adultos e exigir resultados. Elas vão aprender a gostar de atividades físicas brincando."

Camila tem pós-graduação em treinamento individualizado e qualidade de vida. O tema da monografia dela, no final do curso de graduação, foi a iniciação esportiva. Ela avaliou dois grupos de crianças. Um deles tinha algum tipo de atividade física, o outro não. No estudo, Camila avaliou agilidade, coordenação e equilíbrio. O primeiro grupo apresentava um estágio de desenvolvimento motor muito acima do segundo. Para a professora, "embora todas as escolas ofereçam educação física para esta faixa etária, as aulas não suprem as necessidades". A metodologia desenvolvida procura oferecer um complemento ao desenvolvimento motor da criança.

Eduardo Requião, coordenador das Escolas de Futebol, afirma que o projeto Mamadeiras Kids vem atender o pedido de muitos pais. "Eles nos procuravam em busca de aulas para crianças com menos de sete anos de idade. Mas, antes desta idade, as atividades de uma escola de futebol não são recomendáveis para as crianças" – explica.

Todos os elementos usados para o ensino do futebol foram adaptados para a faixa etária atendida. Serão usadas bolinhas de tênis, cones, arcos, minigols e até grandes bolas de plástico. O objetivo é fazer com que a atividade física faça parte da vida desta criança desde cedo.

O Mamadeira Kids estará inicialmente disponível apenas na sede Bola de Meia, no Rebouças. As inscrições vão estar abertas a partir do dia 14 de setembro. O horário das aulas será de 8h45 às 10h00.



Últimas Notícias