12 set 2004 - 17h00

Furacão bonito na fita!

Mostrando um futebol muito competitivo e jogando com seriedade, o Atlético derrotou o Corinthians por 3 a 1 em jogo disputado na tarde deste domingo na Arena da Baixada. Contando com o maior público do estádio neste Campeonato Brasileiro (mais de 20 mil presentes), a equipe igualou duas marcas obtidas durante a vitoriosa campanha do Brasileirão 2001.

Por um lado, o Atlético atingiu doze jogos consecutivos sem perder, marca idêntica à obtida no ano do título (clique aqui para saber mais). Individualmente, outro recorde foi igualado. Washington marcou seu 17° gol neste Brasileirão e se tornou, ao lado de Kléber e Alex Mineiro, o maior goleador atleticano em uma só edição do campeonato nacional (clique aqui para saber mais).

Apesar de vencer por uma diferença de dois gols, o Atlético encontrou dificuldades e o jogo foi bastante disputado, especialmente no primeiro tempo. Adotando um esquema defensivo, o Corinthians conseguiu segurar o ímpeto ofensivo atleticano. O equilíbrio levou o técnico Levir Culpi a definir o primeiro tempo como um "excelente" no aspecto tático.

Logo aos 25 segundos de jogo, Fabiano fez boa jogada pela meia-direita, tocou para Jadson, que lançou Washington na marca do pênalti. O artilheiro chegou um pouco atrasado e por pouco não abriu o marcador antes mesmo do primeiro minuto. Aos 2 minutos, Marcão bateu falta de longe e Fábio Costa mandou para escanteio. Esses dois lances levantaram a torcida, que pressentia a inspiração da equipe.

O time não correspondeu às expectativas e diminuiu o ritmo depois dos dez primeiros minutos. O Corinthians passou a ter mais posse de bola e o Atlético só voltou a ameaçar aos 23 minutos, em um chute de fora da área de Alan Bahia. Aos 25, Fabiano errou um passe no meio e o Corinthians quase marcou com Jô.

O Furacão voltou a viver um bom momento no final do primeiro tempo. Fernandinho quase marcou de cabeça aos 36 e Washington chutou bem aos 37, mas Fábio Costa salvou o Corinthians. Aos 44, Fernandinho chutou de longa distância e o goleiro corintiano mais uma vez conseguiu espalmar.

Time melhora e os gols surgem

Mesmo com a recuperação na fase final, o Atlético não conseguiu ser muito superior ao Corinthians no primeiro tempo. Durante o intervalo, o técnico Levir Culpi pediu para que os jogadores ficassem mais próximos uns dos outros e cobrou mais empenho da equipe.

O panorama do jogo começou a mudar aos 10 minutos. Dagobertou cobrou falta da intermediária e, na confusão da área, o zagueiro Valdson acabou cabeceando contra a própria meta. O árbitro deu gol para Dagoberto. Mas a vantagem atleticana não durou muito. Três minutos depois, Coelho cobrou falta da direita e Renato, na pequena área, cabeceou para o gol.

Ao contrário do que poderia se imaginar, o empate não abalou o Atlético. Aos 16, Fábio Costa fez milagre em chute à queima-roupa de Rogério Corrêa. Logo depois, Dagoberto cobrou falta com muito perigo. O gol estava amadurecendo.

Aos 22, Ivan sofreu falta na entrada da área. Todos os jogadores corintianos ficaram na área, tentando reforçar a barreira. Dois minutos depois, Jadson bateu com precisão, marcando um golaço. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, deixando o goleiro Fábio Costa imóvel.

Logo em seguida, o técnico Tite fez duas mudanças, colocando Rosinei e Alberto em campo. O Atlético continuou o mesmo e manteve o ritmo. Aos 28, Ivan cruzou da ponta-esquerda e Washington quase marcou o terceiro. Seis minutos depois, Dagoberto puxou contra-ataque da direita e tocou para Jadson no meio-campo. O meia lançou rapidamente Ivan, que partiu para cima da marcação e chutou cruzado, mas a zaga cortou.

Aos 38, o ataque proporcionou o lance mais lindo da partida. Jadson, Dagoberto, Fernandinho e Washington fizeram uma linha de passe maravilhosa que merecia terminar em gol. Porém, o chute de Washington foi barrado por Fábio Costa que novamente fez uma excelente defesa.

A melhor chance para o Corinthians empatar o jogo aconteceu aos 45 minutos, em uma falta na ponta-esquerda. Fábio Baiano poderia alçar a bola na área com perigo, mas preferiu cruzar rasteiro e Alan Bahia interceptou. Logo depois, Washington aproveitou um contra-ataque, arrancou do meio-campo e foi com tudo em direção ao gol. Só parou quando Valdson se jogou sobre ele e cometeu pênalti.

Aos 48 minutos, o artilheiro bateu com categoria, no canto direito de Fábio Costa, e marcou mais um gol, decretando a vitória atleticana.

Saiba mais:
Análise do jogo, por Ricardo Campelo

30ª rodada – Brasileiro – (12/09/04) – Atlético 3 x 1 Corinthians
L: Arena da Baixada; H: 16h; A: Luís Antônio Silva Santos (RJ); CA: Betão (6′), Jadson (27′), Rogério Corrêa (31′), Anderson (43′), Fabinho (65′), Fabiano (74′) e Valdson (90+2′); P: 20.479; R: R$ 298.811,00; G: Dagoberto, aos 10, Renato, aos 13, Jadson, aos 24, e Washington, aos 48 do 2°.

ATLÉTICO: Diego; Fernandinho, Marinho, Rogério Corrêa, Marcão e Ivan; Fabiano, Alan Bahia e Jadson; Dagoberto e Washington. T: Levir Culpi.

CORINTHIANS: Fábio Costa; Anderson, Valdson e Betão; Coelho (Rosinei 73′), Wendel (Alberto 73′), Fabinho, Fábio Baiano e Renato; Gil e Jô (Marcelo Ramos 80′). T: Tite.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…