13 set 2004 - 17h43

Três anos depois, Folha se rende ao Furacão

Nada como um dia após o outro. O dito popular, que traduz a celebração do tempo como melhor remédio para curar os problemas, teve confirmação mais uma vez nesta segunda-feira. A Folha de S.Paulo, um dos principais jornais do país, publicou hoje reportagem na qual reconhece a força do Clube Atlético Paranaense.

A matéria "Santos e Atlético-PR ditam e disputam o novo século no Brasileiro", de autoria do jornalista Rodrigo Bueno, ocupou o lugar de maior destaque do caderno de esportes da Folha. A reportagem revela a confirmação de uma nova ordem do futebol brasileiro, na qual Atlético e Santos ocupam postos de destaque.

Há quase três anos, no dia 11 de dezembro de 2001, o mesmo Rodrigo Bueno foi autor de reportagem publicada na própria Folha de S.Paulo em que classificou o Atlético como "modesto" e cometeu uma série de equívocos. Na época, a matéria foi considerada o pior texto jornalístico do ano. Bueno recebeu centenas de reclamações da torcida atleticana e foi criticado inclusive pelo ombudsman da Folha.

Nesta segunda, a matéria finalmente faz jus à grandeza do Atlético. Confira o texto na íntegra:

Santos e "Furacão" ditam e disputam o novo século
por Rodrigo Bueno, da Folha de S.Paulo

O século 21 só deu campeões inéditos ao Brasileiro e apontou uma nova ordem no principal campeonato do país. O torneio deste ano confirma essa nova ordem, mas tende, após a 30ª rodada, ao primeiro bi do 3º milênio.

Santos e Atlético-PR venceram ontem duras provas contra concorrentes diretos e campeões nacionais do século passado. Palmeiras e Corinthians perderam, respectivamente, por 2 a 1 e 3 a 1.

O Nacional está cada vez mais polarizado entre os campeões de 2001 e 2002. Se o Santos venceu o primeiro turno, quem lidera o segundo é o ""Furacão" (17 pontos) – o único invicto no returno.

Os dois clubes têm 55 pontos, mostram grande vocação ofensiva (primeiro e terceiro melhores ataques do torneio), mas o time paulista tem vantagem no número de vitórias (17 a 16). No confronto direto, os atleticanos levaram a melhor – uma vitória em casa e um empate na Vila.

Além dos dois, apenas um time chegou à casa dos 50 pontos. O Goiás, que luta neste século também pelo seu primeiro título de Brasileiro, está com 52 na tabela.

O Santos perdeu peças importantes que triunfaram em 2002, mas manteve Robinho e soube se reforçar, especialmente com Vanderlei Luxemburgo, o técnico que levou o Cruzeiro ao primeiro Nacional de sua história em 2003.

O Atlético-PR também mudou bastante em relação a 2001, mas continua usando a seu favor como poucos a condição de mandante e justificando o apelido de ""Furacão" – está invicto há 12 rodadas, um recorde no torneio.

Segundo o Datafolha, em muitos fundamentos o Santos atual é melhor que o de 2002 (passa e finaliza melhor, lança mais, faz mais gols, perde menos bolas e comete menos faltas), e o Atlético-PR atual é melhor que o de 2001 (finaliza melhor, lança e cruza mais, perde menos bolas e comete menos faltas).

Flamengo, Palmeiras, Vasco, São Paulo, Inter, Corinthians, Grêmio, Botafogo, Atlético-MG… Os campeões do século passado vêem o desfile de times ascendentes e da nova geração santista. E uns devem ver em 2005 da Série B.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…