16 set 2004 - 16h32

Opinião de Ricardo Campelo

O colunista Ricardo Campelo escreve uma opinião sobre as recentes notas que tentam desestabilizar o elenco atleticano.

Chifre em cabeça de cavalo
por Ricardo Campelo

Depois de ter noticiado, em matéria de capa, a "negociação" de Dagoberto para a Europa (mesmo após o fechamento das inscrições dos campeonatos europeus!), a nossa imprensa local aparece agora com mais uma tentativa de criar no elenco algum desconforto, alguma preocupação, enfim: algum tipo de desestabilização.

Uma repórter repreendeu a forma como a torcida atleticana tem aclamado o zagueiro Marinho – "Azul Marinho" – a qual classificou como "coisinha feia e preconceituosa".

Ora, pessoal… de fato, o trocadilho guarda relação com a tonalidade de pele do atleta. Mas daí a levar isso como preconceito, é pura forçação de barra. Preconceito, todos sabem, é a aversão a qualquer tipo de raça, o que está bem distante do que ocorre neste caso, já que o trocadilho é utilizado justamente na hora de exaltar o atleta. Ou seja, não há qualquer tipo de manifestação ou juízo sobre a raça do atleta – esta é simplesmente utilizada dentro da linguagem utilizada para aclamar o jogador.

Peço licença ao amigo Leonardo Bonassoli para utilizar as perfeitas palavras com que elucidou o problema, com muita propriedade, em nosso Fórum: "Se fosse assim, teriam que mudar o ‘Júnior Negão’ (do futebol de praia) para ‘Júnior Afro-Brasileirão’… Tem horas que o ‘politicamente correto’ vira ‘politicamante insano’ ". Realmente, se os próprios "afro-brasileiros" brincam entre si com as figuras de linguagem relacionadas à sua cor, por quê haveríamos de escondê-las?

Vale mencionar que o próprio zagueiro Marinho acena para a torcida demonstrando perfeita aceitação da brincadeira. Ou seja, o preconceito, na minha opinião, está em achar que o atleta se ofenderia em ouvir menções quaisquer à sua raça, ou que dela teria vergonha.

Aliás, não é o Atlético o Clube da capital que guarda ligação histórica com o preconceito racial.

Ricardo Campelo é colunista da Furacao.com. Clique aqui para ler outros textos de sua autoria.

O conteúdo da opinião acima é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não expressa necessariamente a opinião dos integrantes do site Furacao.com.

Entre em contato com a colunista.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…