16 set 2004 - 16h32

Opinião de Ricardo Campelo

O colunista Ricardo Campelo escreve uma opinião sobre as recentes notas que tentam desestabilizar o elenco atleticano.

Chifre em cabeça de cavalo
por Ricardo Campelo

Depois de ter noticiado, em matéria de capa, a "negociação" de Dagoberto para a Europa (mesmo após o fechamento das inscrições dos campeonatos europeus!), a nossa imprensa local aparece agora com mais uma tentativa de criar no elenco algum desconforto, alguma preocupação, enfim: algum tipo de desestabilização.

Uma repórter repreendeu a forma como a torcida atleticana tem aclamado o zagueiro Marinho – "Azul Marinho" – a qual classificou como "coisinha feia e preconceituosa".

Ora, pessoal… de fato, o trocadilho guarda relação com a tonalidade de pele do atleta. Mas daí a levar isso como preconceito, é pura forçação de barra. Preconceito, todos sabem, é a aversão a qualquer tipo de raça, o que está bem distante do que ocorre neste caso, já que o trocadilho é utilizado justamente na hora de exaltar o atleta. Ou seja, não há qualquer tipo de manifestação ou juízo sobre a raça do atleta – esta é simplesmente utilizada dentro da linguagem utilizada para aclamar o jogador.

Peço licença ao amigo Leonardo Bonassoli para utilizar as perfeitas palavras com que elucidou o problema, com muita propriedade, em nosso Fórum: "Se fosse assim, teriam que mudar o ‘Júnior Negão’ (do futebol de praia) para ‘Júnior Afro-Brasileirão’… Tem horas que o ‘politicamente correto’ vira ‘politicamante insano’ ". Realmente, se os próprios "afro-brasileiros" brincam entre si com as figuras de linguagem relacionadas à sua cor, por quê haveríamos de escondê-las?

Vale mencionar que o próprio zagueiro Marinho acena para a torcida demonstrando perfeita aceitação da brincadeira. Ou seja, o preconceito, na minha opinião, está em achar que o atleta se ofenderia em ouvir menções quaisquer à sua raça, ou que dela teria vergonha.

Aliás, não é o Atlético o Clube da capital que guarda ligação histórica com o preconceito racial.

Ricardo Campelo é colunista da Furacao.com. Clique aqui para ler outros textos de sua autoria.

O conteúdo da opinião acima é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não expressa necessariamente a opinião dos integrantes do site Furacao.com.

Entre em contato com a colunista.



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…