17 set 2004 - 13h57

Adauto: ídolo e exemplo na Europa

Além de fazer bonito dentro de campo, com gols e títulos de melhor jogador nas temporadas de 2002 e 2003, Adauto agora está engajado numa campanha da República Tcheca contra o rascismo. Quando chegou ao país, Adauto sofreu com o preconceito racial. Mesmo com a difícil adaptação, o atacante fez das dificuldades uma motivação para conquistar torcedores e dirigentes do Slavia Praga.

A gota d’água, porém, aconteceu em uma partida contra o maior rival do Slavia, o Sparta Praga. Quando Adauto recebia a bola, a torcida adversária imitava sons de macaco. O tumulto foi tanto que o árbitro paralisou a partida e os dirigentes do Sparta tiveram que agir e pedir para a torcida que parasse com tamanha covardia. O caso foi parar na UEFA e o clube foi punido.

Adauto recebeu apoio psicológico mas disse que apenas parte do povo tcheco o estava ofendendo e que a República Tcheca possuía um povo bastante educado e acolhedor. A entrevista fez com que o jogador ganhasse carinho da população.

Ídolo nacional

Depois do episódio, Adauto foi convidado pelo Governo e Federação Tcheca para representar o país em uma campanha publicitária contra o racismo.

"Estava saindo do treino e vi o presidente da Federação Tcheca, Jan Obst, e o primeiro ministro, Standly Gross, chegaram até mim e perguntaram se eu gostaria de representar o país numa campanha nacional contra o racismo. Topei na hora", conta orgulhoso o brasileiro, que ainda foi eleito um dos dez homens mais cobiçados entre as mulheres Tchecas.

A campanha foi lançada nesta quarta-feira, 15 de setembro. A cerimonia foi prestigiada pelo mais alto escalão do governo, representantes de entidades européias contra o racismo e presença maciça da imprensa do país. Para os representantes Tchecos, Adauto é um exemplo de sucesso e superação a ser seguido nesse problema que toma conta de diversos países no mundo. O governo também está negociando com a Uefa a possibilidade da campanha entrar em outros países através da entidade.

[Reportagem: Julia Abdul-Hak e Equipe Furacao.com]



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…