23 set 2004 - 9h57

Confronto cheio de lembranças

Rubro-negros cariocas e paranaenses já protagonizaram grandes confrontos. Seja em amistosos, passando pela reinauguração do Estádio Joaquim Américo, até partidas do Campeonato Brasileiro que, se não foram decisivas, marcaram as duas torcidas.

O primeiro registro de encontro entre Atlético e Flamengo é de 1935. O Campeonato Paranaense estava interrompido e o time da Gávea veio participar de amistosos na cidade. O resultado foi um empate por um a um.

Em Campeonatos Brasileiros, os times já se enfrentaram 19 vezes, com sete vitórias paranaenses, quatro empates e oito derrotas. Curiosamente ambas as equipes marcaram 23 gols nesses encontros.

Mais confrontos

A primeira partida entre os times em Brasileiros, foi em 1973, com vitória atleticana por 1 a 0, em gol marcado por Ladinho. Desde 1974 o time carioca não vence o Furacão em Curitiba. Naquele ano o Flamengo saiu da capital paranaense tendo triunfado no Couto Pereira por 2 a 1, com gols de Liminha e Zico e o eterno craque da camisa 8, Sicupira, descontando para o Atlético.

Algumas das passagens mais marcantes da história atleticana deram-se em confrontos contra o Flamengo, como na semifinal do Brasileiro de 1983, quando mais de 65 mil pessoas lotaram o Estádio Couto Pereira e viram a vitória atleticana por 2 a 0, com gols de Washington. O resultado, porém, não foi suficiente para eliminar o esquadrão formado por Raul, Leandro, Junio, Tita, Adílio, Nunes e regido pelo "Galinho" Zico, que havia sido campeão mundial interclubes pouco antes.

Outra passagem marcante foi a volta à Baixada em 1994. Após quase uma década tendo que agüentar a falta de conforto, de segurança e o frio do Pinheirão, o Atlético enfrentou o rival carioca no dia 22 de maio, em uma ensolarada tarde de sábado, vencendo por 1 a 0 com gol do jovem Ricardo Blumenau, aos 44 minutos do segundo tempo.


No ano passado, Ilan marcou 3 vezes na vitória por 4 a 1.

Novos tempos

Em 1999, após as partidas comemorativas da inauguração da moderna Arena da Baixada, com amistosos entre Atlético e Cerro Portenho do Paraguai, e da Seleção Brasileira contra a Letônia, coube ao Flamengo a honra de enfrentar o Atlético na primeira partida oficial do reformulado Joaquim Américo. A vitória foi atleticana por 3 a 2 com gols de Kleber, Lucas e Kleberson.

No último confronto entre Atlético e Flamengo, os cariocas se deram melhor e apesar da crise técnica e com problemas entre jogadores e diretoria, o rival venceu por 3 a 0.

Todos esses ingredientes fazem com que os rubro-negros levem a sério essa rivalidade criada há muitas décadas. O próximo compromisso já está marcado: domingo, 16h, na Arena da Baixada. Você não vai perder esse jogão, né?

Reportagem: Juarez Villela Filho, do Conteúdo da Furacao.com



Últimas Notícias

Copa do Brasil

Era uma vez…..

…. um time que vencia mas não convencia. Um time que tinha alguns padrões bem definidos e que quase sempre se repetiam jogo após jogo:…