11 out 2004 - 16h38

Opinião de Erick Raifur

O colunista Erick Raifur analisa a pesquisa do IBOPE sobre as torcidas. De acordo com o instituto, 1 milhão de pessoas são atleticanas.

E Somos a Maior
por Erick Raifur

A última pesquisa do Lance/Ibope trouxe à tona uma verdade que nós todos já sabíamos. A torcida do Atlético cresceu exponencialmente nos últimos anos. Segundo o Ibope, somos 1 milhão de torcedores, contra 400 mil do rival. Motivos não faltaram para justificar esta diferença. O Atlético foi o clube que mais cresceu nos últimos 10 anos, porque em quase todos os anos teve algum motivo para comemorar: grande time de 95/96; a inauguração do melhor Centro de Treinamentos da América Latina em 97; o paranaense de 98 com um equipe totalmente reformulada; o mais moderno Estádio em 99; a conquista de quatro campeonatos paranaenses entre 98 e 2002; a conquista da Seletiva para a Libertadores em 99, o Título Brasileiro de 2001, Kleberson na Copa em 2002 e agora a grande campanha em 2004, onde disputamos o bi-campeonato, palmo a palmo, com o excelente time do Santos.

Some tudo isso ao excelente trabalho de marketing e à instalação de dezenas de escolinhas de futebol com a grife Atlético dos Paranaenses no interior do Paraná, e o resultado é o aumento de torcida. Segundo a pesquisa do Lance/Ibope, a torcida do Atlético é a mais jovem do Brasil, o que significa que a tendência é o crescimento da mesma. Aliás, o Atlético lidera a preferência dos torcedores em quase todas as faixas etárias. Com exceção dos torcedores com mais de 50 anos. Faz sentido. O Coritiba dominou a década de 70 e foi campeão brasileiro em 85 (único do mundo com saldo negativo), em uma final inusitada contra o Bangu. A quem vivenciou essa época, resta hoje contar histórias aos netos, muitas vezes atleticanos. Entre os garotos de 10 a 15 anos, o Atlético reina absoluto no Paraná, brigando de igual para igual com Corinthians e Flamengo.

Segunda Opção

O Atlético tem 1 milhão de torcedores puramente atleticanos. De acordo com a amostra, é o número de pessoas que dizem torcer para o Atlético e ponto. Mas se essa pesquisa levasse em conta a segunda opção de cada torcedor, este número quadruplicaria.

No interior do Paraná, e até mesmo na Região Metropolitana, o Atlético “disputa” preferência com Corinthians e Flamengo. Mas na verdade, muitos desses torcedores que tem preferência pelo clube que a mídia do eixo lhe empurrou na infância, tem no Atlético a segunda opção. Ou seja, diz ser torcedor do Corinthians ou do Flamengo, mas acompanha com muito interesse os jogos e as novidades que cercam o Atlético. Conheço muitas pessoas assim. Este é o tipo de torcedor “potencial”. O Atlético faz muito bem em focar o aumento de torcida na molecada. Mas existem milhões de torcedores de outros clubes, com forte simpatia pelo Atlético, que precisam apenas de um “empurrãozinho” para virar torcedor do Furacão de vez. Eu mesmo fui flamenguista na minha infância, por causa do Zico, é verdade. Mas bastou um jogo na Baixada para esquecer totalmente o Zico e me tornar atleticano de seis costados.

Próximo Passo

Com a hegemonia consolidada no Estado, o Atlético precisa pensar seu próximo passo. Em caso de conquista do bicampeonato, o departamento de marketing precisará capitalizar isso com força máxima. Cada escolinha no interior, cada fã-clube, cada jornal no Estado, cada rádio, tudo precisa ser mobilizado. A parceria com a Clear Channel tem que ser acionada mais uma vez e bombardear o mundo com o escudo do Clube Atlético dos Paranaenses em todos os cantos. Ah, e já ia me esquecendo. A Baixada. Por tudo que é mais sagrado: terminem a Baixada!!!

Erick Raifur é colunista da Furacao.com. Clique aqui para ler outros textos de sua autoria.

O conteúdo da opinião acima é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não expressa necessariamente a opinião dos integrantes do site Furacao.com.

Entre em contato com o colunista.



Últimas Notícias

Opinião

O Furacão voltou

Não podia ser num jogo qualquer… Nosso retorno para casa tinha que ser numa semi-final de Copa do Brasil, contra o badalado e protegido Flamengo,…

Sul-Americana

Confira como ir ao Uruguai

Logo após a classificação diante do Peñarol pelas semifinais da Sul-americana 2021, a enorme procura dos torcedores pelas passagens aéreas de Curitiba a Montevidéu acabou…