13 out 2004 - 11h48

Matemática da conquista

Quem já não teve a sensação de ter ido muito bem numa prova e depois do resultado se decepcionou? Ou quem já não sentiu na pele o gostinho da vitória e deixou escapar nos últimos segundos da partida? São exemplos como esse que o Atlético não deve seguir. Para continuar na luta pelo bicampeonato brasileiro, o Furacão só depende das próprias forças e de um leve auxílio da matemática.

Depois de 35 rodadas, o Rubro-negro aparece na primeira colocação com 68 pontos, três a mais do que o Santos, vice-líder, e nove de São Paulo, São Caetano e Juventude. De acordo com o site Chance de Gol, a equipe que conquistar 89 pontos tem mais de 90% de chances de levantar o caneco. Para o Furacão, isso significa sete vitórias.

Pedreiras dentro e fora de casa

Apesar da matemática mostrar que o Atlético é um sério candidato ao título, o Rubro-negro vai ter que se superar para conquistar o bi. Serão mais cinco partidas na Baixada e seis fora do Caldeirão.

O primeiro desafio é no domingo, contra o Paraná Clube, em casa. O tricolor ainda não perdeu nenhum clássico neste Campeonato Brasileiro – em dois jogos contra o Coritiba empatou um e venceu o outro e na partida contra o Atlético ganhou de 1 a 0. Mesmo estando na últimas posições, o time de Paulo Campos promete dificultar as coisas. "O Atlétivo vive um excelente momento e nós estamos bem atrás. Temos que nos superar para sair da Baixada com os três pontos", afirmou o atacante Maranhão.

Depois do Paraná o Rubro-negro faz dois jogos fora de casa. Palmeiras e Goiás, que estão na luta por uma vaga na Libertadores da América no ano que vem, também serão pedras no sapato do técnico Levir Culpi.

No dia 30 de outubro o Atlético recebe o Internacional, disposto a vingar a goleada de 6 a 0 no Beira Rio. Já em novembro o time vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, que também deve continuar almejando a Libertadores.

De volta a Curitiba, o desafio seguinte será contra o Criciúma. No domingo, dia 21, partida em Campinas contra a Ponte Preta e no outro fim de semana, mais um jogo fora da casa: o Grêmio, no Beira Rio.

Em dezembro o Furacão tem três jogos: São Caetano, Vasco e Botafogo. O primeiro e o último na Baixada.

E o Santos?

Se a tabela não é uma das melhores amigas do Atlético, o mesmo pode se dizer do Santos. Confira os próximos jogos do principal adversário do Furacão:

Santos x Ponte Preta
São Paulo x Santos
Flamengo x Santos
Santos x Fluminense
Criciúma x Santos
Santos x Goiás
Coritiba x Santos
Paysandu x Santos
Santos x Grêmio
São Caetano x Santos
Santos x Vasco

Ainda de acordo com o Chance de Gol, hoje o Atlético tem quase o dobro de chances do Santos de se sagrar bicampeão: 61% contra 30,8%. O São Caetano é o terceiro com apenas 3,6%.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…