28 out 2004 - 16h09

Presidente admite que torcida coxa encolheu

O presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, assumiu ontem que a torcida do Coritiba diminuiu nos últimos anos. Resignado com o pequeno público presente no jogo contra o Vasco da Gama (1.908 pagantes, segundo o borderô), Gionédis declarou à Rádio Transamérica que considera que seu clube está atrás dos rivais locais em quantidade de torcedores.

"Em primeiro vem a do Atlético, em segundo a do Paraná e a do Coritiba é a terceira", afirmou ele à Transamérica, em declaração que foi publicada nesta quinta-feira na Tribuna do Paraná.

Ao que parece, a declaração do presidente do Coritiba teve caráter de desabafo e procurou provocar a torcida do time a comparecer nos próximos jogos. Isso porque não restam dúvidas de que a torcida do Coritiba é a segunda maior do estado, ainda superior à do Paraná Clube (veja abaixo o que dizem as pesquisas).

História

O Coritiba é o clube mais antigo da cidade ainda em atividade. Fundado no início do século passado por imigrantes alemães (daí o apelido coxa-branca), o Coxa viveu seu auge na década de 60 e em parte dos anos 70, quando ganhou diversos títulos estaduais e se beneficiou da má fase atleticana.

Durante esta época, chegou-se a ter dúvida sobre qual clube detinha a maior torcida de Curitiba e do Paraná. Descontadas opiniões apaixonadas por um ou outro time, prevaleceu a tese de que Atlético e Coritiba tinham torcidas de tamanhos equivalentes, com pequena vantagem para um ou outro.

Pesquisas

Mais recentemente, com o notável avanço do Furacão, o Atlético recuperou a imagem do passado e voltou a ser indentificado como o representante do Paraná. Com isso, a torcida cresceu de modo inegável e atingiu cerca de um milhão de pessoas, segundo estimativas mais sérias.

A pesquisa divulgada mais recentemente foi a Top of Mind 2004, do Instituto Bonilha. Segundo ela, o Atlético tem 33,2% da torcida da capital. O Coritiba é o segundo colocado, com 23,8%. O Paraná é o terceiro, mas está longe, com 8,7%. Considerando o estado do Paraná, a torcida atleticana é de 29,9% contra 17,6% do Coxa.

Pesquisa mais abragente ainda foi divulgada pelo instituto IBOPE no início do mês. O Atlético detém a maior torcida entre os times paranaenses, formada por um milhão de torcedores, o que representa 9,7% da preferência. O Coritiba é o segundo, com 400 mil torcedores (4,2%).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…