28 out 2004 - 16h09

Presidente admite que torcida coxa encolheu

O presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, assumiu ontem que a torcida do Coritiba diminuiu nos últimos anos. Resignado com o pequeno público presente no jogo contra o Vasco da Gama (1.908 pagantes, segundo o borderô), Gionédis declarou à Rádio Transamérica que considera que seu clube está atrás dos rivais locais em quantidade de torcedores.

"Em primeiro vem a do Atlético, em segundo a do Paraná e a do Coritiba é a terceira", afirmou ele à Transamérica, em declaração que foi publicada nesta quinta-feira na Tribuna do Paraná.

Ao que parece, a declaração do presidente do Coritiba teve caráter de desabafo e procurou provocar a torcida do time a comparecer nos próximos jogos. Isso porque não restam dúvidas de que a torcida do Coritiba é a segunda maior do estado, ainda superior à do Paraná Clube (veja abaixo o que dizem as pesquisas).

História

O Coritiba é o clube mais antigo da cidade ainda em atividade. Fundado no início do século passado por imigrantes alemães (daí o apelido coxa-branca), o Coxa viveu seu auge na década de 60 e em parte dos anos 70, quando ganhou diversos títulos estaduais e se beneficiou da má fase atleticana.

Durante esta época, chegou-se a ter dúvida sobre qual clube detinha a maior torcida de Curitiba e do Paraná. Descontadas opiniões apaixonadas por um ou outro time, prevaleceu a tese de que Atlético e Coritiba tinham torcidas de tamanhos equivalentes, com pequena vantagem para um ou outro.

Pesquisas

Mais recentemente, com o notável avanço do Furacão, o Atlético recuperou a imagem do passado e voltou a ser indentificado como o representante do Paraná. Com isso, a torcida cresceu de modo inegável e atingiu cerca de um milhão de pessoas, segundo estimativas mais sérias.

A pesquisa divulgada mais recentemente foi a Top of Mind 2004, do Instituto Bonilha. Segundo ela, o Atlético tem 33,2% da torcida da capital. O Coritiba é o segundo colocado, com 23,8%. O Paraná é o terceiro, mas está longe, com 8,7%. Considerando o estado do Paraná, a torcida atleticana é de 29,9% contra 17,6% do Coxa.

Pesquisa mais abragente ainda foi divulgada pelo instituto IBOPE no início do mês. O Atlético detém a maior torcida entre os times paranaenses, formada por um milhão de torcedores, o que representa 9,7% da preferência. O Coritiba é o segundo, com 400 mil torcedores (4,2%).



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…