28 out 2004 - 15h28

Saiba porque Marcão não está suspenso

Antes mesmo do término da última partida do Atlético, contra o Goiás, começaram a surgir dúvidas acerca da condição de jogo do zagueiro Marcão para o jogo seguinte, contra o Internacional. Jornalistas da Sportv, emissora de televisão que transmitiu a partida, informaram que Marcão havia recebido o terceiro cartão amarela, informação também veiculada por algumas emissoras de rádios.

Desde então, a Furacao.com tem recebido e-mails de torcedores com questionamentos sobre o número de cartões recebidos por Marcão neste Campeonato Brasileiro. Diante disso, apresentamos as seguintes explicações:

1 – Marcão tem dois cartões amarelos
O zagueiro atleticano está pendurado com dois amarelos. Neste Campeonato Brasileiro, ele já levou 11 amarelos no total. Por isso, cumpriu suspensão automática pelo terceiro amarelo por três vezes. A última delas foi na partida contra o Flamengo, na Arena da Baixada.

2 – Primeiro amarelo desta série
Depois do jogo contra o Flamengo, Marcão jogou contra o Vitória e não foi advertido. O primeiro cartão amarelo recebido por Marcão nesta série foi aos 15 minutos do primeiro tempo da goleada por 5 a 0 sobre o Atlético Mineiro.

3 – A expulsão contra o Juventude
A dúvida se originou em função do ocorrido na partida contra o Juventude. Neste jogo, Marcão recebeu cartão amarelo aos 35 minutos do primeiro tempo. Aos 25 do segundo, Marcão cometeu falta na entrada da área e, como já tinha o amarelo, recebeu o segundo amarelo imediatamente seguido do vermelho. Pela expulsão, cumpriu suspensão automática contra o Paraná e, depois, foi absolvido pelo STJD.

4 – A nova regra da CBF
A partir de agosto, passou a vigorar nova regra quanto a cartões amarelos e vermelhos. A partir dessa normativa, passaram a existir diferenças entre a apresentação direta do cartão vermelho (mesmo quando o atleta já tenha recebido o amarelo) e entre a apresentação do vermelho antecedido do segundo amarelo. No primeiro caso, o cartão vermelho não exclui a contagem do amarelo mostrado anteriormente. No segundo, que foi o que ocorreu com Marcão, deixa de ser considerado o amarelo e passa a valer apenas o vermelho como punição. Na prática, é como se o atleta tivesse recebido apenas um cartão, o vermelho.

5 – O cartão contra o Goiás
Depois de cumprir contra o Paraná a suspensão pela expulsão contra o Juventude, Marcão jogou contra o Palmeiras e não foi advertido. Contra o Goiás, ele recebeu cartão amarelo aos 46 minutos do primeiro tempo. Este foi, portanto, seu segundo amarelo da série.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…