2 nov 2004 - 22h01

Exclusivo: o tratamento de Dagoberto

A ida do atacante Dagoberto para Campinas causou um mal-estar dentro do Atlético. Edilson Thiele, chefe do departamento médico do Rubro-negro, afirmou que o clube paranaense tem toda estrutura necessária para garantir o retorno do craque aos gramados. Algumas pessoas garantem que Dagoberto só está sendo tratado em São Paulo porque já foi negociado com o futebol europeu.

Polêmicas à parte, a Furacao.com assumiu o papel de ser o principal veículo eletrônico do Atlético Paranaense e conversou com o fisioterapeuta Nivaldo Baldo, que atende o craque em Campinas. Diretor da Physiosport Rehabilitation Center, Nivaldo coordena um grupo de vários fisioterapeutas tendo tratado mais de 22 mil pacientes, com destaque a grandes atletas brasileiros como Amoroso, Juninho, Oscar Schmidt, Falcão e Hortência.

Sob o regime de fisioterapia específica e personalizada full time, Dagoberto está em Campinas com o seu procurador, Marcos José Malaquias, além de total conhecimento do Presidente Mário Celso Petraglia. "Este período inicial é fundamental para ‘esfriar’ e preparar o joelho, suas estruturas intrínsicas, as partes extra-articulares e propriciar-lhe um estado de performance necessário para futura intervenção cirúrgica", garantiu o Professor Nivaldo.


Dagoberto precisa fortalecer a musculatura para a cirurgia.

Sem tempo para descanso, Dagoberto trabalha em sessões de fisioterapia todos os dias e aos sábados, domingos e feriados. No dia de Finados, inclusive, o jogador podia ser visto na clínica praticando hidroterapia. Diariamente o atleta tem informações científicas e conhecimento técnico do seu caso. Os mesmos relatórios são repassados ao seu agente e ao Atlético.

A gravidade da lesão foi reafirmada pelo Professor Nivaldo à Furacao.com. "A lesão é seria, conforme noticiada pelo respeitado especialista do Atlético (Dr. Edilson Thiele), confirmada pelos nossos exames de ressonância magnética, testes clínicos e funcionais do referido joelho esquerdo. A estimativa de tempo para seu retorno ao futebol de alta qualidade somente poderá ser feito após o relatório escrito, verbal, de vídeo e de fotos no pós operatório", disse o Professor Nivaldo com exclusividade.

Cirurgia

A cirurgia do atacante Dagoberto deve mesmo ser realizada nos Estados Unidos. Conforme a Furacao.com apurou, o médico responsável vai ser o Dr. James Andrews, indicado pelo fisioterapeuta que atende o craque. "Ele é um dos cirurgiões com excelentes resultados e de renome mundial. A lista de atletas que indiquei e levei até incluem nomes como Amoroso, Falcão, Hortência e Zico. Mesmo assim o Dr. Petraglia, o Marcos e o Dagoberto tem nas mãos informações sobre outros nomes nos estados Unidos, na Europa e no Brasil, os quais apresentam excelentes performances", disse Nivaldo, que também garantiu que o agendamento da possível cirurgia será somente depois do parecer dos procuradores do atleta e do Presidente Petraglia.


O tratamento em Campinas é especial para o jogador.

O médico das estrelas

O médico que deve operar o joelho do atacante Dagoberto nos Estados Unidos é um dos mais renomados cirurgiões ortopedistas do mundo. James R. Andrews, 62 anos, é considerado um dos "pais" da medicina esportiva. Especialista no tratamento de joelho, ombro e cotovelo, o Dr. Andrews desenvolveu a técnica da artroscopia para cirurgias de mínima invasão, largamente utilizada em todo o mundo.

Formado em 1967 pela Louisiana State University, Andrews fez pós graduação na Universidade de Lyon sob a orientação do famoso médico Albert Trillat, maior especialista europeu em tratamento de lesões no joelho. De volta aos EUA, James Andrews aproveitou sua paixão pelos esportes e passou a se dedicar à medicina esportiva. "Eu pensei: se não posso ser um atleta, a melhor coisa que posso fazer é me dedicar à medicina esportiva, assim eu continuo envolvido com o que gosto", conta Andrews, que na juventude competiu no salto com vara.

Graças à fama de suas mãos mágicas, o médico se tornou o preferido de dez entre dez atletas do esporte profissional nos Estados Unidos. Por sua mesa de cirurgia já passaram craques como Michael Jordan, Shaquille O’Neal, Allen Iverson e Charles Barkley (basquete), Hulk Hogan (luta livre), Todd Martin (tênis), Troy Aikman (futebol americano), Roger Clemens (beisebol) e Jack Nicklaus (golfe). Por isso, passou a ser chamado de "o médico das estrelas". O médico também já operou um brasileiro: o meia Amoroso, que também fez fisioterapia com Nivaldo Baldo.

Atualmente morando em Birmingham (Alabama), James Andrews é contratado da WWF (federação de luta livre), PGA Tour (golfe), NFL (futebol americano), MLB (beisebol) e do Comitê Olímpico dos EUA. Além disso, é o diretor médico dos times Atlanta Braves (beisebol), Washington Redskins (futebol americano) e Tampa Bay Devil Rays (beisebol).

Experiente em operar e também em lidar com estrelas do esporte, o Dr. Andrews garante que a recuperação dos craques é rápida. "Para ser honesto, quanto melhor o atleta, mais fácil é de ser tratado. Como médico, eles podem fazer você parecer ser muito bom. Eles têm habilidade para se concentrar na recuperação, são motivados e têm a missão de voltar ao seu esporte. Em certo sentido, é mais fácil tratá-los", afirma.

A torcida atleticana espera que a máxima se aplique também a Dagoberto. Se depender de sua qualidade em campo, sua recuperação será muito breve e bem-sucedida.

Fotos gentilmente cedidas pelo Professor Nivaldo Baldo



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…