16 nov 2004 - 11h54

Para analistas, chances variam entre 53 e 55%

De acordo com os cálculos de matemáticos, as chances de título do Atlético oscilam entre 53,7% e 55%. Foi-se o tempo em que Oswald de Souza era o principal analista dos números do futebol brasileiro. Atualmente, os especialistas mais consultados pela mídia são o paulista Marcelo Leme de Arruda e o gaúcho Tristão Garcia .

Arruda é estatístico pós-graduado pela USP e mantém o site Chance de Gol. Seus cálculos levam em conta as probabilidades para cada um dos resultados possíveis (vitória, empate e derrota) de uma partida. Depois de realizar simulações de todos os jogos ainda não realizados, Marcelo calcula as possibilidades de uma equipe conquistar o título.

Para calcular as probabilidades de vitórias, empates e derrotas veiculadas no Chance de Gol, são considerados, entre diversos outros fatores, o local de jogo e a força dos adversários, baseada em resultados passados. Segundo seus cálculos, o Atlético tem 53,7% de chances de terminar em primeiro lugar.

Cálculos e palpite

Já o gaúcho Tristão Garcia é formado em engenharia eletrônica e é professor da UFRGS. Está vinculado ao site Infobola e, segundo seus cálculos, o Furacão tem 55% de chances de ficar com o troféu de campeão.

Em entrevista à Gazeta Esportiva, Garcia ousou até a chutar alguns resultados. Para ele, o Rubro-negro deverá fazer 6 pontos nos próximos 9 disputados. "Além de pegar o São Caetano em casa, o Atlético terá de sair contra Ponte e Grêmio. Acho que ganha uma em casa e uma fora. Mas isso é puro palpite, não tem nada cientìfico", esclareceu.

Confira as probabilidades calculadas pelos dois analistas:

Marcelo Leme de Arruda
Atlético – 53,7%
Santos – 25,5%
Palmeiras – 10,1%
São Caetano – 7,3%
São Paulo – 3,5%

Tristão Garcia
Atlético – 55%
Santos – 26%
São Caetano – 8%
Palmeiras – 8%
São Paulo – 3%



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…