7 dez 2004 - 10h02

STJD retira 24 pontos do São Caetano

O São Caetano foi punido na madrugada desta terça-feira pelo STJD da CBF com a perda de 24 pontos no Campeonato Brasileiro por ter escalado o zagueiro Serginho em quatro jogos de maneira irregular – conforme o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Com a punição, o São Caetano, que tinha 77 pontos, possui agora apenas 53 e caiu da quarta para a 15ª colocação. Apesar de não ter mais chance de conquistar uma vaga nem mesmo na Copa Sul-Americana, o time está livre do rebaixamento.

O presidente do time do ABC, Nairo Ferreira de Souza, foi suspenso por 720 dias por omitir a informação de que o jogador tinha uma recomendação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP para se afastar da prática esportiva profissional sob risco de morte.

O médico Paulo Forte teve uma punição mais dura: pelo mesmo motivo, ele não poderá exercer nenhuma atividade na área esportiva durante quatro anos. Além disso, o clube também terá de pagar multa de R$ 50 mil.

Decisão do STJD

O julgamento começou às 17h37 e durou mais de oito horas. A decisão dos quatro auditores da comissão disciplinar do STJD foi unânime. No prontuário de Serginho, o médico do Incor Edimar Bocchi foi enfático ao escrever, em 20 de fevereiro, "tenha sorte, pois a chance de óbito é grande" caso o jogador continuasse atuando. No último dia 19 de novembro, ele declarou à polícia que alertara Paulo Forte, médico do São Caetano, quatro vezes sobre o risco de morte a que o atleta estava sujeito se jogasse.

Para os integrantes da Primeira Comissão Disciplinar do STJD, essas recomendações foram suficientes para caracterizar a negligência do clube.

O São Caetano tem o prazo de 72 horas para recorrer. O provável recurso deve ser julgado na semana que vem, na segunda instância do STJD. O presidente Luiz Zveiter pretende que o caso seja definido antes do término do Brasileiro.

Fonte: Folha Online (adaptada pela Equipe Furacao.com)



Últimas Notícias