14 dez 2004 - 8h01

¡El Paranaense está llegando!

Com as constantes mudanças climáticas globais, um novo Furacão latino-americano surgiu nos últimos anos. O fenômeno é conhecido como "El Paranaense" e geralmente assusta a população do continente a cada dois anos. O primeiro deles ocorreu no ano de 2000, mas apesar da sua extrema potência não durou muito tempo.

Em 2002, o "El Paranaense" voltou a acontecer na América do Sul, novamente com origem em Curitiba. No entanto, apesar de uma forte formação que devastou o Brasil em 2001, o fenômeno não chegou com muita força nos outros países.

Agora em 2004 já não há mais dúvidas quanto à sua formação. Ele irá acontecer e, para piorar, os prognósticos são ainda mais sombrios. O Furacão vem ganhando força no Brasil desde o início do ano e para 2005 estima-se que seu poder de destruição seja maior que os dois primeiros juntos.

Copa Toyota Libertadores 2005

A Copa Libertadores 2005 terá o maior número de participantes de sua história de 45 anos: 38 no total. Desta vez, haverá uma fase preliminar, em mata-mata, para determinar os 6 clubes adicionais do torneio. Entre eles estará o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, que irá enfrentar o terceiro time paraguaio.

Com a boa posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético já está automaticamente classificado para a segunda fase da competição e não precisará passar pela repescagem. Basta agora aguardar a definição de sua colocação para saber quais serão seus adversários, pois a CBF definiu nesta semana a ordem de seus representantes. O Santo André, campeão da Copa do Brasil, será o Brasil 1, o campeão do Brasileirão será o Brasil 2 e assim por diante.

Caso o Furacão conquiste o título, ele poderá encontrar dois times já conhecidos em Libertadores no Grupo 2. Trata-se do Bolívar (Bolívia) e do Nacional (Uruguai). Os bolivianos já são certos no grupo, enquanto o Nacional depende da conquista do campeonato uruguaio e de vitória na repescagem.


Adriano não segurou o Bolívar em 2002

Se ficar em segundo lugar no Brasileirão, o Atlético terá pela frente adversários jamais enfrentados. Na teoria, o mais forte deles é o Independiente de Medelin (Colômbia). Os outros dois serão Libertad (Paraguai) e o vencedor do duelo entre Mineiros de Guayana (Venezuela) e o quarto time colombiano.

O sorteio dos 8 grupos aconteceu no primeiro dia deste mês, na sede da Conmebol, em Assunção, Paraguai. Confira os integrantes de cada um:

GRUPO 1

Brasil 3

Indep. Medellín (COL)

Libertad (PAR)

Ganhador A

GRUPO 2

Brasil 2

Bolívar (BOL)

Uruguai 1

Ganhador F

GRUPO 3

Brasil 4

Bolívia 2

U. de Chile (CHI)

Ganhador C

GRUPO 4

Brasil 1

Dep. Táchira (VEN)

Cerro Porteño (PAR)

Ganhador D

GRUPO 5

River Plate (ARG)

Equador 2

Uruguai 2

Ganhador E

GRUPO 6

Banfield (ARG)

Caracas FC (VEN)

Peru 1

México 2

GRUPO 7

San Lorenzo (ARG)

Once Caldas (COL)

Chile 2

Ganhador B

GRUPO 8

Boca Juniors (ARG)

Equador 1

Peru 2

México 1

Libertadores 2000 e 2002
O Atlético já disputou duas Copas Libertadores. A primeira em 2000 após a conquista da Seletiva e em 2002 por ter sido campeão brasileiro em 2001. Sem dúvida, a melhor particpação ocorreu em 2000, quando o Rubro-negro realizou a melhor campanha da primeira fase, com cinco vitórias e um empate, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis pelo Atlético Mineiro nas oitavas-de-final.

A campanha de 2002 não traz boas lembranças aos torcedores. Com um desempenho pífio (1 vitória, 2 empates e 3 derrotas), o Atlético sequer conseguiu a classificação para a segunda fase do torneio. Pior ainda foi a despedida da competição, quando foi goleado por 5 a 0 pelo América de Cali.

Para mais informações sobre a Copa Libertadores 2005 acesse o site da Confederação Sul-americana de Futebol: www.conmebol.com