O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
20 dez 2004 - 17h04

Espírito de Natal

É claro que todo Atleticano gostaria de ganhar de presente do Papai Noel uma estrela nova para colocar no topo do pinheirinho, mas fazer o que né ?

Apesar de ter perdido o título no domingo de hoje, não senti frustração no semblante de nenhum Atleticano que estava ao meu lado. Com a derrota da semana passada, a torcida aceitou a perda do campeonato com maior naturalidade. Digamos que foi uma derrota homeopática. Tivemos uma semana para colocar a cabeça no lugar e encarar o jogo contra o Botafogo com a seguinte frase: O que vier é lucro ! Seria muito pior se chegássemos na última partida, dependendo de nós mesmos, e esbarrássemos justamente contra o time da estrela solitária.

A equipe do Atlético entrou em campo visivelmente abatida na tarde desse domingo. Sem a mesma raça e a velocidade que encantou meio mundo, o elenco Rubro Negro ficou devendo uma última vitória para a sua inseparável torcida.

Quando o Vasco fez o primeiro gol contra o Santos, e ao mesmo tempo o Washington perdeu aquela bola na cara do goleiro, pensei comigo mesmo, será que as coisas vão dar certo por lá e não faremos nossa parte por aqui ? Com o coração disparado matutei: Ai meu Deus, desse jeito nem o Constantino vai me salvar ! Mas tudo bem, só passou de um susto. Como era de se esperar, o Vasco da Gama não fez por merecer novamente o título de Time da Virada. Pra eles, um golzinho já era o suficiente para que não se levantasse nenhuma dúvida a respeito do corpo mole anunciado por sua torcida e por seu próprio presidente. Obviamente não pude acompanhar o jogo do Santos, portanto, não posso afirmar se houve ou não acomodação por parte do time do Vasco da Gama, mas chegar ao estádio 40 minutos antes da partida ? Aposto que teve jogador Vascaíno que nem amarrou a chuteira direito ! Ta aí a maior prova que os caras não iriam entrar em campo com pretensão de ganhar alguma coisa mesmo. Mas tudo bem ! Por ironia da tabela pegamos dois cariocas desesperados bem no final do campeonato, já o Santos pegou um São Caetano canetado em 24 pontos e um Vasco da Gama com a sensação de dever já cumprido perante sua torcida. Culpa da tabela ? Azar do Atlético ? Sorte do Santos ? Não sei, prefiro acreditar que a culpa foi única e exclusivamente nossa.

Todo mundo sabe, que a desastrosa trajetória rumo ao bi campeonato acabou lá em Erechim com o empate sofrível contra o Grêmio. Aquele jogo poderia ser o diferencial para a vitória do Atlético neste momento. Se tivéssemos ganhado naquele dia certamente eu não estaria trancado em meu quarto em pleno domingo, dez da noite, escrevendo no computador, vendo o Camisa 12 e lamentando o vice campeonato. Se tivéssemos ganhado o jogo contra o Grêmio, a essa hora eu estaria na Baixada, tomando muita cerveja, trocando Jesus por Genésio e suado de tanto gritar “bi campeão” ! Se, se, se … “Se minha avó fosse homem, eu teria 2 avôs” , portanto vamos voltar a realidade e colocar os pés no chão novamente.

Todos concordam que fizemos um excelente campeonato neste ano. Chegamos em segundo é claro, mas ficamos à frente de muitos considerados bichos papões do futebol brasileiro. Onde estava o Flamengo, o Corinthians, o Cruzeiro, o Inter? Onde estava o Grêmio, o Vasco ? Estes, infelizmente, estavam na nossa frente quando mais precisávamos. Mas isso já é passado e agora é tocar a bola pra frente como diria o Levir.

Sorte que no próximo ano teremos outras perspectivas para trilhar um novo caminho. A Libertadores da América não é para qualquer um e a maior prova disso é que estaremos lá para representar o futebol Paranaense e a bandeira do Brasil. Certamente levaremos maior vantagem desta vez, já que é nossa terceira participação e contaremos com uma base muito boa, tendo em vista que muitos jogadores ficarão por aqui para ajudar o Rubro Negro nesta difícil empreitada. Boca, River, Santos e São Paulo que nos aguardem ! Já mostramos que somos fortes o suficiente para fazer frente a qualquer clube da América do Sul. Pena o mundial Inter Clubes ter tido sua última edição este ano. Já estava até contando com a estrelinha vermelha em minha camisa no final de 2005 ! Mas pera aí Tibério, você não falou em por os pés no chão alguns parágrafos acima ? Ta bom, tudo bem, é que quando lembro daquele caldeirão fervendo, daquela linha de passes contra o São Caetano, daquele gol do Washington aos 48 do segundo tempo contra o Flamengo, daquela torcida cantando o hino sem se preocupar se estava ganhando ou perdendo, me vem logo uma emoção que fica difícil de segurar ! Atlético, Atlético, Atlético…

E para encerrar o ano, como é de praxe nesta época, saúdo todos aqueles que ajudaram a empurrar o Furacão nos momentos mais difíceis, nas vitórias mais empolgantes, nas derrotas mais dasanimadoras. Desejo a todos que o Natal desse ano seja um momento de reflexão sobre o quanto fomos importantes para tornar nosso time um dos mais reconhecidos dentro do cenário esportivo nacional. Desejo que o ano vindouro seja ainda melhor do que este e que a recompensa venha de maneira justa àqueles que jogarem o melhor campeonato. E que o melhor sejamos nós dessa vez, tomara !

E se a segunda estrela não veio, fica o consolo de que o ano que vem estaremos mais uma vez brigando para colocar mais uma amarelinha em cima da árvore, quem sabe não colocamos até 3 heim ? Então terei plena certeza de que o Natal vai brilhar ainda mais forte para todos nós Atleticanos. E já que esse ano não deu, vamos comemorar como o Botafogo, com apenas uma estrela solitária em cima do pinheirinho, o que já é motivo de orgulho suficiente para qualquer um daqui, não é ?

Ho, ho, ho e feliz Natal para todos !!!!



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…