20 dez 2004 - 18h30

Vasco pode ser rebaixado

A decisão do Vasco de veicular a marca de dois canais por assinatura (Sony e AXN) em sua camisa poderá custar-lhe a vaga na Série A Brasileiro 2005. A opinião é do advogado Marcílio Krieger, um dos consultores na elaboração das últimas leis esportivas do Brasil.

Segundo Krieger, ao botar os logotipos dos canais Sony, no primeiro tempo, e AXN, no segundo, o Vasco infringiu o parágrafo 5º do artigo 27-A da Lei Pelé, que proíbe os clubes de veicular marcas de emissoras, canais e nomes de programas de TV, aberta ou por assinatura em uniformes de competições das entidades desportivas. A punição, prevista no parágrafo 6º, é a eliminação da equipe.

Segundo o advogado Roger Stiefelmann Leal, a infração é clara. A questão central é se o final dos jogos do Brasileiro evita a punição.

– O Vasco se colocou numa situação de grande risco.

O presidente do STJD, Luiz Zveiter, disse que vai pedir que a procuradoria do tribunal analise o caso por infração aos artigos 194 e 195 do CBJD (usar propaganda de uniforme proibida), mas não com base na Lei Pelé. Segundo ele, esse é um caso para a Justiça Comum.

Procurado pelo LANCE!, o vice Jurídico, Paulo Reis, não quis se pronunciar sobre o assunto. O Vasco tinha uma autorização da Globo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…