28 dez 2004 - 17h46

Opinião de Erick Raifur

O colunista Erick Raifur fala sobre o tamanho das torcidas dos times paranaenses e presta relevantes esclarecimentos acerca de resultados de recentes pesquisas de opinião:

Atlético: o maior do Paraná, e ponto final.
por Erick Raifur

Faz tanto tempo que minhas preocupações futebolísticas andam entretidas com a desleal briga contra o poderio midiático e econômico dos clubes paulistas, e com o interesse do Barcelona e do MSI em nossos craques, que sequer me lembrava da rivalidade tradicional com o Coritiba.

Pois hoje, um amigo “coxa”, me fez lembrar dessa rivalidade fadada à extinção. Com um sorriso sarcástico, me mostrou uma coluna publicada em um jornal curitibano, de autoria do Sr. Vinícius Coelho, onde o mesmo mostra uma pesquisa, apresentando suposta maioria de torcida do Coritiba no estado.

A coluna, intitulada “Verdade Provada”, provocou-me apenas risos e ligeiro temor de que poderia ser verdade. Despreocupada dúvida que afastei facilmente, após rápida averiguação dos dados da pesquisa apresentada.

A pesquisa, disponível no site Lance! e com link disponível na coluna, não tem nada a ver com a pesquisa Lance/IBOPE, apresentada em outubro, que aponta 1 milhão de torcedores atleticanos, e cerca de 400 mil torcedores “coxas”.

Em contato com os editores do jornal Lance!, me foi esclarecido o seguinte: A pesquisa Lance/IBOPE de outubro, entrevistou pessoalmente, 3 mil torcedores em todo o país, entre os dias 13 e 17 de setembro. Foram entrevistados homens e mulheres acima de 16 anos, de todos os estados do País, nas capitais, periferia e interior. As entrevistas foram realizadas por pesquisadores do Ibope, devidamente treinados para abordagem desse tipo de público. É a mais abrangente pesquisa sobre tamanho de torcidas já feita no Brasil. E esta apresentou ampla superioridade atleticana.

Esta outra pesquisa, que o Sr. Vinícius Coelho apresenta como “Verdade Provada” é nada mais, nada menos, do que o resultado do levantamento da preferência clubística dos “usuários cadastrados” no site www.lance.com.br. Detalhe: Não há o envolvimento do IBOPE nesta pesquisa, como alega o colunista, tentando transmitir um ar de seriedade para a levantamento do banco de dados do Lance !.

Ninguém foi entrevistado na rua, não há cunho e nem objetivo estatístico. É uma pesquisa de internet. Ora, a internet…..Só para lembrar: na internet, Maradona venceu Pelé, como maior jogador de todos os tempos, no site da FIFA. Precisa dizer mais ?

Prefiro acreditar na pesquisa genuína, feita no corpo-a-corpo, com pessoas entrevistando pessoas, e não com máquinas manipuláveis.

Só para citar as últimas pesquisas de verdade realizadas nos últimos anos: Em 2002, o conceituado Datafolha apontou 52,63% de torcida do Atlético contra 36,84% do Coritiba, na Região Metropolitana de Curitiba. No interior do Estado, a vantagem aumenta para 53,84% do Atlético contra 30,76% do Coritiba. Isso considerando apenas clubes paranaenses.

No Prêmio Top of Mind, o mais respeitado pelas empresas quando se trata de planejamento estratégico de mercado, o Atlético domina desde 2000, com cinco vitórias consecutivas. Na pesquisa de 2003, o ATLÉTICO aparecia com 30,5% e o Coritiba, na segunda colocação, tinha 26,9%. Em 2004, o rubro-negro subiu para 33,2%, enquanto o Coritiba caiu para 23,8%. Uma diferença de 10 pontos percentuais. Em 2005, a tendência é aumentar esta diferença.

Em outubro de 2004, a pesquisa Lance/Ibope! (a verdadeira), apontou 1 milhão de torcedores do Atlético contra 400 mil torcedores do Coritiba. Esta mesma pesquisa apontou que a torcida do Atlético é uma das mais jovens torcidas do Brasil, junto com a do Corinthians, o indicador mais fiel de aumento da massa de torcedores para o curto prazo. A do Coritiba é uma das mais “velhas”. Normal. Nos últimos 05 anos, foi tricampeão paranaense, foi campeão brasileiro, foi três vezes para a Libertadores, construiu o melhor estádio do Brasil, levou vários jogadores para a Seleção Brasileira, e brigou durante 05 meses pela ponta do Brasileirão de 2004, contra a equipe milionária equipe de estrelas do Santos. Um clube assim só tende a atrair torcida, sobretudo dos jovens.

Entre as pesquisas do Datafolha, Top of Mind e IBOPE, todas realizadas a campo, e uma única feita com base num banco de dados de internet, prefiro, com toda humildade, as pesquisas realizadas a campo. E estas, unânimes, apontam o Atlético como Maior Clube do Paraná. Fecho a conta e passo a régua, nessa questão.

Mas, para aumentar a leque de argumentos, pergunto: Por que razão a Globo definiu, antes de começar o Campeonato Brasileiro, que o Atlético teria 04 partidas televisionadas, e o Coritiba apenas duas ? Por que razão a RPC transmitirá mais jogos do Atlético no Campeonato Paranaense 2005 do que do rival alviverde ? Por que razão a Claro (telefonia celular) pagou o dobro de patrocínio ao Atlético em 2004, mesmo com o Coritiba jogando a Libertadores ?

A reposta é simples. É fato sabido e reconhecido no mercado de marketing esportivo que a torcida do Atlético tem potencial de consumo quase duas vezes maior que a do Coritiba. Pergunte a qualquer um que trabalhe na área.

E esta diferença tende a aumentar cada vez mais. Sobretudo no interior do Paraná. Além da evidente ascenção do rubro-negro no cenário nacional, a presença física consolidada do Atlético no interior do estado, através das escolinhas de futebol instaladas nas cidades de Mandirituba, São José dos Pinhais, Pinhais, Campo Largo, Colombo, Antonina, Apucarana, Cascavel, Castro, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jaguariaíva, Paranaguá, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antonio da Platina, São Mateus do Sul e São Pedro do Ivaí. Além das escolinhas em Belo Horizonte (MG) e Qing Dao (China). Em todas estas cidades onde existem escolinhas, também já estão surgindo fãs-clubes organizados e registrados.

Agora vai lá no Coritiba, e pergunta quantas escolinhas eles tem no interior do Paraná ? Pergunte quantos fã-clubes estão sendo montados ? Pergunte ! Aproveita e perguntem ao Giovani Gionédis, aquele que afirmou, com todas as letras, em programas de rádio, que o Atlético tem a maior torcida do Estado.

Saudações e um Feliz 2005 para os torcedores do Clube Atlético dos Paranaenses, o Maior Clube do Paraná, com dados comprovados.

Erick Raifur é colunista da Furacao.com. Clique aqui para ler outros textos de sua autoria.

O conteúdo da opinião acima é de responsabilidade exclusiva de seu autor e não expressa necessariamente a opinião dos integrantes do site Furacao.com.

Entre em contato com o colunista.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…