26 jan 2005 - 0h22

Conheça a história do FC Shakhtar

O Football Club Shakhtar é um dos times mais importantes da Ucrânia, rivalizando com o Dínamo de Kiev. Fundado em 1936 na cidade de Donetsk, que atualmente tem cerca de 1,7 milhões de habitantes (população equivalente à de Curitiba), o clube laranja e preto era originalmente chamado de Stakhanovets (em homenagem a Alexey Stakhanov, um famoso mineiro da região). Dez anos depois, o nome mudou para Shakhtyor e, finalmente, em 1992 passou a ser Shakhtar.

O nome é uma referência à palavra ucraniana para mina de carvão, muito comuns na região. Donetsk fica em Donbass, no extremo leste da Ucrânia, quase divisa com a Rússia. A cidade é banhada pelo Mar de Azov e o clima é muito frio.

Na época da União Soviética, o Shakhtar (então Shakhtyor) conquistou quatro Copas nacionais. Em 75, o clube foi vice-campeão soviético e, em 78, terceiro colocado. Com o fim da URSS e o surgimento da Ucrânia como país independente, o Shakhtar se firmou como um dos grande sclubes. Foi diversas vezes vice-campeão e conquistou cinco Copas da Ucrânia (1995, 1997, 2001, 2002, 2004). Foi campeão nacional em 2002 e 2004.

A virada

A história do Shakhtar é parecida com a do Atlético. Dono de algumas glórias no passado, uma torcida fanática, mas ainda sonhando com planos mais altos. Em 1996, o milionário Rinat Akhmetov (foto), de 38 anos, assumiu o comando do clube. Desde então, tomou o compromisso de elevar o Shakhtar a um clube poderoso na Europa.

Akhmetov é o homem mais rico da Ucrânia. Seu dinheiro está investido nos mais diversos ramos de negócios, desde minas de carvão, aço, energia elétrica, indústria automotiva, metalurgia e medicamentos. Além disso, é poderoso politicamente. Recentemente, seu candidato a presidente, Viktor Ianukovitch, perdeu as eleições. Porém, Ianukovitch era o primeiro-ministro da Ucrânia e Akhmetov continua muito influente, mesmo com a derrota nas urnas.

Rinat Akhmetov construiu um centro de formação de jovens jogadores, que hoje tem cerca de 3 mil jogadores. O Centro de Treinamentos do Shakthar, em Kirsha, é considerado um dos melhores da Europa. Além disso, o clube está construindo uma moderna arena para 50 mil pessoas, para substituir o atual Stadium Shakhtar, construído em 1936 e reformado por quatro vezes (a última, em 2000).



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…