26 fev 2005 - 1h22

Presidente da Conmebol será homenageado

O Presidente da Confederação Sul-americana de Futebol, Nicolás Leoz Almirón, será homenageado pela Câmara de Vereadores de Curitiba, nesta segunda-feira. Leoz receberá um diploma de Honra ao Mérito, às 18h, no plenário da casa. A iniciativa da homenagem é do vereador João Claudio Derosso, Presidente da Câmara. O Presidente da Conmebol também receberá uma homenagem do Clube Atlético Paranaense. Nicolás Leoz ficará em Curitiba segunda e terça. Ele vem a convite da diretoria Rubro-negra para conhecer a cidade e assistir à partida entre Atlético e Libertad, válida pela segunda rodada do Grupo 1, da Copa Libertadores da América.

Trajetória

Nicolas Leoz Almirón nasceu no Paraguai, na cidade de Pirizal. Leoz, que é Doutor em Direito e Ciências Sociais, jornalista e professor de história, chegou à Confederação em 1972, ficou na vice-presidência até 1974. Depois, ocupou o mesmo posto de 1980 a 1986. Ao final daquela gestão, foi eleito presidente da entidade. Atualmente, cumpre seu quinto mandato no cargo máximo do futebol sul-americano.

É autor do livro “Peço a Palavra”, em que mostra suas raízes familiares construídas na Espanha e no Paraguai, além dos episódios mais importantes da sua vida, os bastidores do futebol e suas conquistas pessoais e profissionais.

O livro revela mais do que um currículo que, no seu caso, é bastante extenso, com títulos de cidadão ilustre, concedidos por municípios de todas as partes do mundo, dezenas de medalhas e condecorações. Entre elas destacam-se as de Doutor Honoris Causa, da Universidade do Rio de Janeiro, e a de membro de honra da Universidade Nacional de San Agustín, de Arequipa, no Peru. Leoz possui 29 condecorações de máximo grau esportivo, e foi reeleito Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol por cinco vezes, o que demonstra seu prestígio junto à comunidade esportiva do continente. A atual gestão começou em 2000 e vai se estender até 2006, conforme decisão unanime do países membros. Foi eleito para essa função pela primeira vez em 1º de maio de 1986. O segundo mandato foi de 1990 a 1994 e o terceiro, de 1994 a 1998. Foi reeleito para um quarto período, até 2002.

Foi membro da comissão organizadora da Copa do Mundo de 2002, nas comissões de Segurança e Fair Play. No Paraguai foi presidente da Confederação Paraguaia de Basquetebol de 1957 e 1959 e presidente da Liga Paraguaia de Futebol de 1971 a 1973 e de 1979 a 1985.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…