Time de Adauto inova com "bicho contrário"
Após a polêmica decisão dos investidores da MSI em extinguir os famosos "Bichos", prêmios por vitória a cada jogo ganho, do outro lado do mundo, na República Tcheca, a diretoria do Slavia Praga, time do atacante Adauto, ex-Atlético PR foi além.
Após também eliminarem os bichos a partir do returno do campeonato Tcheco, onde o clube é vice-lider atrás apenas do rival Sparta Praga, o presidente do clube, Vladimir Leska resolveu punir os jogadores com o bicho inverso, após a goleada sofrida em casa por 4×0 para o Liberec, tradicional clube Tcheco.
Ao chegarem para treinar na manhã seguinte, os jogadores ouviram do técnico Josef Csaplar que teriam que pagar uma multa de 30 mil Korunas Tchecas, o equivalente a R$3.000,00, a serem divididos entre os jogadores. Esta é a primeira vez em toda história do futebol Tcheco que jogadores de um clube são obrigados a pagar o bicho após uma derrota.
" Chegamos para treinar e a primeira coisa que o treinador disse era que teriamos que pagar o bicho para o clube, porque era absurdo termos tomado de 4×0 em casa e que mereciamos pagar a multa. Particularmente acho que ele está certo, pois os jogadores estavam mais preocupados com os play-offs da liga de Hockey do que com a partida", explica o brasileiro Adauto, que no Brasil foi tri-campeão paranaense e campeão brasileiro pelo Atlético Paranaense.
O mais popular esporte do país, o Hockey contagia a República Tcheca com os play-offs da liga mais importante do mundo, a ponto de jogadores de futebol chegarem a faltar em treinos para ver a partida. O jogador, que está chegou ao país em agosto de 2002, já aderiu ao esporte que pratica ao menos 2 vezes por semana, mas segundo Adauto, o amor pelo novo esporte não chega a esse ponto.
Uma boa idéia aos clubes brasileiros? Para ele, isso não daria certo no Brasil devido à indisciplina dos jogadores brasileiros.
"Se isso acontece no Brasil viraria baderna. Aqui os Tchecos são muito disciplinados até pelo tempo que viveram sob o comunismo do leste europeu. O povo está acostumado a aceitar as imposições pela sua história. O clube pune e os jogadores apenas aceitam", conclui Adauto.