14 mar 2005 - 22h03

Começa a transformação

No início de fevereiro, surgiu no Fórum Furacao.com a seguinte notícia: o Atlético estaria negociando um contrato de patrocínio com a empresa de origem japonesa Kyocera. Duas semanas depois, a revista Istoé Dinheiro divulgou que a parceria entre clube e empresa envolvia os direitos sobre o nome do Estádio Joaquim Américo, que passaria a se chamar comercialmente "Arena Kyocera".

Nos últimos dias, as informações começaram a se confirmar. Desde o último sábado, quem passou em frente à Baixada já notou a diferença. As janelas do terceiro andar do estádio estão sendo decoradas com o nome da multinacional, que atua nos mais diversos ramos: máquinas fotográficas, energia solar, produtos de cozinha, cerâmica, impressoras e copiadoras, rede wireless, produtos médicos o ortodônticos, sistemas de comunicações e lentes industriais, entre outros. Além disso, o muro que faz divisa com o colégio também começou a ser pintado com a marca da nova patrocinadora.

Em recente entrevista à Furacao.com, o diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, ainda sem confirmar a celebração do contrato com a Kyocera, deu informações sobre as condições da parceria buscada pelo clube: "O Atlético sempre disse que ia buscar um patrocinador para o nome da Arena, desde que lançou a pedra fundamental porque isto é o que o mercado faz. Vender o patrocínio para o nome da Arena não significa vender a alma ao diabo e nem a autonomia do clube. E a possibilidade de juntar o seu nome ao futebol através do batismo do espaço é aquilo que todas as grandes empresas procuram hoje."

O dirigente enfatizou que a gestão do estádio continua sob o comando do clube. "O Atlético não está vendendo a sua autonomia, o patrocinador vai fazer a sua propaganda dentro da Arena e usar o nome. As receitas da Arena vão continuar sendo do Atlético, o Atlético é que vai administrar a Arena, o Atlético é quem vai continuar vendendo outros patrocínios também dentro da Arena. O patrocinador vai pagar para unir o nome dele ao Atlético e acabou. E nisso mais uma vez o Atlético está na frente porque não tem nenhum outro estádio no Brasil que atraia o interesse dos grupos", explicou.

Nesta segunda-feira, a assessoria de imprensa do Atlético divulgou que o anúncio oficial da parceria envolvendo o Atlético e Kyocera ocorrerá na próxima quarta-feira, às 11h, em São Paulo. Dirigentes do Furacão e da multinacional concederão uma entrevista coletiva à imprensa no Centro Fecomércio de Eventos, no bairro Bela Vista, em São Paulo. No quinta-feira, dia 17, haverá uma entrevista no espaço VIP da Arena, ocasião em que a parceria será apresentada aos veículos de imprensa do Paraná.

Os detalhes da parceria serão anunciados apenas na quarta-feira. O clube confirmou apeas que o contrato terá duração de três anos. Especula-se que há uma cláusula de renovação por mais três anos e que a Kyocera passará a deter uma parcela dos espaços publicitários da Arena.

Arena Kyocera

A principal novidade da parceria envolvendo Atlético e Kyocera é, sem sombra de dúvidas, a negociação dos direitos do nome do Estádio Joaquim Américo. Trata-se de algo que em língua inglesa é denominado de "naming rights".


Adesivos começaram a ser colados nesta segunda (foto: Furacao.com)

Desde a construção da Arena, a diretoria atleticana já planejava a associação com uma grande multinacional, exercendo a condição de patrocinador master. Novamente, a estratégia é adotar a experiência bem-sucedida de países da América do Norte e da Europa. Em países desses continentes, diversas praças esportivas levam o nome de um patrocinador.

No exterior, a própria Kyocera já investe em patrocínios como esse firmado com o Atlético. Desde o início deste ano, a multinacional é a principal patrocinadora do Borussia Mönchengladbach, da Alemanha.

No anúncio da parceria com o Borussia, no final do ano passado, executivos da Kyocera afirmaram que um recente estudo encomendado pela empresa demonstrou de forma inequívoca que o seu público alvo tem muito interesse em futebol. O conceito de parceria firmado com o time alemão deve ser o mesmo adotado com o Atlético – os detalhes serão conhecidos apenas na quarta-feira.

No caso do Borussia, a Kyocera passou a exibir sua marca nas camisas e no estádio (Borussia Park), ganhando principalmente em exibição na televisão. Além disso, a Kyocera passou a utilizar o estádio para a realização de comerciais e atos de publicidade.

A Kyocera tem uma longa tradição de investimento no esporte e, em especial, no futebol. No Japão, a empresa patrocinou o Kyoto Purple-Sanga durante mais de dez anos.

Reportagem: Ricardo Campelo, com a colaboração dos demais integrantes da equipe de conteúdo da Furacao.com

Notícias da Furacao.com sobre o tema:
14/03/2005 – Lançamento da parceria será na quarta
14/03/2005 – Fórum antecipou patrocínio da Kyocera
14/03/2005 – Adesivos da Kyocera são colocados na Arena
12/03/2005 – Furacao.com entrevista Mauro Holzmann
14/02/2005 – Baixada poderá ser Arena Kyocera
02/02/2005 – Atlético pode trocar de patrocinador

Saiba mais:
Site da Kyocera
Site do Borussia Mönchengladbach (clube também patrocinado pela Kyocera)



Últimas Notícias

Sul-Americana

Que preguiça meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…