Fifa funde os mundiais de clubes
A Fifa anunciou a venda dos direitos de exploração do segundo Mundial de Clubes para a empresa Toyota. Com a medida, a Fifa funde duas competições – Mundial de Clubes e Mundial Interclubes – que são motivo de muita polêmica entre os torcedores, principalmente os brasileiros.
A Toyota organiza e patrocina desde os anos 80 o Mundial Interclubes, sempre realizado no Japão, onde tem sua sede. Lá duelam os campeões da Copa Libertadores da América e o da Copa dos Campeões da Europa em apenas um jogo. Mas, em 2000, paralelamente à final em solo japonês, a Fifa organizou seu primeiro Mundial de Clubes, no Brasil, com a participação de campeões de todos os continentes. No entanto, nos anos seguintes a entidade não mais realizou a competição.
Como agora a Fifa vendeu para a Toyota os direitos de exploração da sua competição de clubes, que será disputado no fim do ano no Japão, as duas competições tão polêmicas foram praticamente fundidas. Atlético, Palmeiras, Santo André, São Paulo e Santos, que disputam a Libertadores 2005, têm chance de conquistar uma vaga na nova competição mundial.
Fonte: Terra Esportes (adaptada)