16 mar 2005 - 10h43

"Naming Rights" dominam o esporte dos EUA

O Atlético anuncia hoje a parceria entre o clube e a multinacional japonesa Kyocera, união inédita no futebol brasileiro, mas que já domina o cenário esportivo dos Estados Unidos e Europa há muito tempo. A parceria, chamada de "naming rights" (direito sobre o nome) é um sonho antigo da diretoria atleticana, planejada desde a inauguração da Arena, em 1999.

O conceito de "naming rights" indica um acordo fechado entre duas partes, que compreende uma variedade de benefícios e oportunidades, tanto para o patrocinador quanto para o time.

O primeiro "naming right" dos Estados Unidos surgiu em 1972, no estádio do Buffalo Bills, em um acordo entre a Rich Products e Erie County (dono do clube) para a construção do novo estádio da cidade – Rich Stadium. Em 1986, a NBA aderiu à proposta, com a ARCO e o Sacramento Kings se unindo para a construção da então nova ARCO Arena.

Com o Atlético, a parceria com a Kyocera vai renomear uma Arena já existente. Esse tipo de união começou no esporte norte-americano em 1988, num acordo entre o Great Western Bank e o dono dos LA Lakers (Dr. Jerry Buss) para renomear o Los Angeles Forum para Great Western Forum.

Hoje, os "naming rights" dominam o universo esportivo dos Estados Unidos, com 66,4% dos times jogando em estádios ou arenas com o nome em parceria com patrocinadores. Atualmente, existem 72 acordos de "naming rights" nas Major Leagues americanas (NBA, NFL, MLB e NHL). O prazo médio das parcerias dura aproximadamente 19 anos, rendendo cerca de 60 milhões de dólares por toda a duração do contrato, o que dá uma média de 3,1 milhões de dólares anuais. No Atlético, o acordo com a Kyocera é de três anos e não serão divulgados os valores da parceria. Porém, especula-se que o clube receba cerca de 10 milhões de dólares da multinacional durante esse período.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…