1 abr 2005 - 9h12

Breve aqui: Universidade do Futebol

O Atlético deve anunciar nos próximos dias mais uma parceria inédita no futebol brasileiro, com a implantação da primeira Universidade do Futebol no país. Isso será possível graças à associação entre o clube e a Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, do Rio Grande do Sul.

A implantação da Universidade do Futebol dentro do clube é desejo antigo do Rubro-negro. No mesmo dia em que apresentou a Kyocera Arena, o clube distribuiu à imprensa um material que explicava essa proposta. "O Atlético Paranaense é a entidade desportiva no futebol brasileiro que está em processo de homologação no Ministério da Educação para a capacitação técnica e educacional de profissionaisde futebol. Num projeto desenvolvido em convênio com instituições de ensino superior, o Atlético prepara cursos de pós-graduação e extensão, reconhecidos pelo Ministério da Educação no Brasil. Todos os cursos estão relacionados com o futebol, abrangendo tanto a parte técnica como a gestão do esporte", dizia o material.  

Parceiro escolhido pelo clube, a Ulbra é representada em diversas competições esportivas de diferentes modalidades pelo Sport Club Ulbra. Em entrevista exclusiva à Furacao.com, o Coordenador de Esportes da Ulbra, Mauro Paiva, revelou que os contatos entre os dois clubes estão adiantados e que até a metade do ano deverá entrar em prática. Pelo contrato, o Atlético cederia alguns jogadores para a equipe gaúcha. Em contrapartida, a Ulbra auxiliaria o Atlético a estruturar um curso inédito na área esportiva no país, colaborando paraque o Rubro-negro implante cursos de pós-graduação e extensão voltados ao futebol, abrangendo o treinamento no futebol, tanto físico quanto técnico.  

"Ainda somos um time de futebol muito novo no cenário nacional. Por isso escolhemos o Atlético, que tem mais tempo no esporte que a gente. Em compensação, temos condições de auxiliar o Atlético na formatação de um curso na área de futebol", disse Paiva. Segundo ele, além do empréstimo de jogadores, o Atlético também faria um intercâmbio de seus projetos científicos (clínicas técnicas para treinadores e atletas) e das escolinhas de futebol, especialmente a partir do conhecimento do supervisor Antonio Carlos Gomes.  

De acordo com o próprio Atlético, a sede da Universidade do Futebol seria em Curitiba, na estrutura já existente dentrodo clube, que passaria a ser usado também como campus universitário, e a implantação de programas de ensino à distância.  

Conheça a Ulbra  

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é uma das principais do país. Instalada originalmente no Rio Grande do Sul, a Ulbra tem uma história de conquistas e que se originou com a primeira escola fundada pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, em 1911. Atualmente, a Universidade tem mais de 70 mil alunos espalhados por todo o país (há sedes também nas regiões Norte e Centro-Oeste).  

A Ulbra oferece cerca de 50 cursos de graduação e 64 de pós-graduação. Além disso, a Universidade possui 4 hospitais, 31 bibliotecas, 6 estações de rádio, 1 estação de televisão, 1 editorae centenas de laboratórios.  

O Sport Club Ulbra nasceu oficialmente no dia 26 de fevereiro de 1998, mas participa de competições esportivas desde 1996. O clube nasceu com a proposta de representar não apenas a Universidade Luterana do Brasil, mas o município de Canoas, em competições nacionais e internacionais. Em sete anos de história, o clube comemora a conquista de importantes títulos: a Liga Nacional de Handebol, o tricampeonato da Liga Nacional de Futsal, o tricampeonato e o vice-campeonato da Superliga de Vôlei; e as quatro conquistas internacionais: o bicampeonato da Copa Intercontinental de Futsal e o bicampeonato Sul-Americano de Clubes de Handebol, além de títulos em desportos individuais, como a medalha de bronze no Pan-Americano de Santo Domingo 2003, com Christiane Ritz dos Santos, do atletismo da ULBRA/Brasil Telecom.  

Atualmente, o Sport Club Ulbra possui atletas e equipes competitivas profissionais em nove modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica, handebol, judô, tênis e voleibol.  

A equipe de futebol da Ulbra iniciou as atividades em 2001, com a formação de um time de juniores. No ano seguinte, o clube implantou uma equipe profissional, subindo no mesmo ano para a Série B do futebol do Rio Grande do Sul. Em 2003, o time conseguiu sua ascensão à elite do futebol do estado. Ano passado, a Ulbra foi finalista do Campeonato Gaúcho, o que deu ao clube o direito de disputar a Copa do Brasil deste ano, quando foi eliminado pelo Treze da Paraíba, vencendo o jogo de ida, no Rio Grande, por 3 a 0, e perdendo na volta por 5 a 0.

Fórum Furacao.com

O tema da futura parceria entre o Atlético e a Ulbra já vem sendo discutido no Fórum da Furacao.com há alguns dias. Para quem não conhece, um fórum funciona como uma espécie de "mural de recados". Através de um sistema muito simples, qualquer torcedor atleticano (desde que cadastrado) pode mandar seu recado sobre diversos assuntos.

As mensagens ficam disponíveis para todos os usuários cadastrados (atualmente já são mais de 2 mil), que podem tecer comentários, trocar informações e discutir sobre tudo relacionado ao Atlético. Com o passar do tempo, os usuários passam a conhecer o pensamento dos demais e cria-se uma comunidade atleticana. Para saber mais sobre o Fórum, clique aqui.

Reportagem: Patricia Bahr, do conteúdo da Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

A matemática do Furacão

Nos últimos dez campeonatos brasileiros as equipes que ficaram na 17ª colocação, ou seja, as últimas a serem rebaixadas, fizeram em média 40,8 pontos. Já…

Brasileiro

Medíocres

Pela rodada 28 do Brasileirão, no Maracanã, Flamengo 1 x 0 Athletico. Buscando se salvar de um anunciado rebaixamento, o Athletico foi a campo com…

Opinião

Cão velho, mesmos truques

Lembro até hoje do dia que ganhei meu primeiro cachorro. O que mais me animava na ideia de ter um cão era poder ensiná-lo diferentes…

Futebol

Acabou a era Varini no Athletico

O Athletico anunciou na noite dessa segunda-feira (23) a demissão do treinador uruguaio Martin Varini que fazia bom papel nas Copas mas foi catastrófico no…