Em Campinas, Petraglia explica negócios
O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, esteve na cidade de Campinas durante esta quinta-feira. Recuperado de um problema de saúde, o dirigente reuniu-se com José Luiz Lourencetti, presidente do Guarani, e conversou com integrantes da diretoria do Bugre.
Ele prestou esclarecimentos acerca das negociações entre os dois clubes que culminaram com a contratação pelo Atlético de diversos jogadores revelados nas divisões inferiores do clube. Atualmente, o Furacão conta com os meias Netinho e Simão e com o atacante Jonatas. Especula-se que o clube tenha acertado a aquisição de 50% dos direitos federativos de Juninho, Adam, Jonas e William e tenha interesse em fazer o mesmo em relação a João Leonardo, Roberto, Catatau e Evandro Roncatto.
O site Plantão do Bugre, destinado a cobrir o Guarani, divulgou algumas declarações concedidas por Petraglia a emissoras de rádio de Campinas. O dirigente destacou o fato de que o futebol brasileiro só consegue sobreviver às custas de negociações de atletas com o mercado do exterior. "Investiremos no trabalho com jogadores e no caso de negociações poderemos transferir os jogadores para outros mercados. Infelizmente, temos que vender nossos artistas porque o espetáculo por si só não é auto-suficiente, afirmou, explicando que a parceria entre os clubes prevê resultados de médio a longo prazo.
Mario Celso Petraglia comentou também acerca da instituição de um Fundo de Investimentos internacional para contratação de atletas, tema que foi divulgado pela Furacao.com no início do ano. Segundo o dirigente atleticano, o Fundo ainda não foi oficialmente constituído. "Sou um dos responsáveis por participar do conselho do Fundo. O Fundo terá seus executivos que trabalharão para ele. Pelo meu problema de saúde algumas negociações foram interrompidas", revelou.
Especificamente quanto à parceria com o Bugre, ele disse que os atletas cujos direitos já foram adquiridos pelo Atlético permanecerão no time campineiro, a princípio. Apenas caso haja interesse dos dois clubes é que a transferência seria efetivada. Enquanto isso, os jogadores continuarão a defender o Guarani. Por outro lado, ele revelou que o meia Simão, que não vem sendo aproveitado no grupo principal do Atlético, poderá retornar ao Bugre, desta vez por empréstimo.
Lourencetti, presidente do Guarani, confirmou o afirmado por Petraglia: "Ninguém vai sair agora e o Atlético Paranaense não demonstrou interesse em levar nossos jogadores agora. Há um pré-contrato assinado, mas isso não quer dizer que estes jogadores vão jogar lá".
De olho em craques da Macaca
Apesar das negociações com o Guarani, Petraglia aproveitou a passagem por Campinas para negociar também com o outro clube da cidade, a Ponte Preta. De acordo com o divulgado pela Gazeta Esportiva, o dirigente sondou a possibilidade de contratar o meia Harison, o atacante Roger e o meia Caio, da equipe de juniores da Macaca.
"Tomei conhecimento sobre isso. Realmente ele está aqui para observar jovens jogadores do nosso elenco. Nos últimos jogos, jovens como o Harison e o Roger estão se destacando e eles estão de olho. Alguns garotos do juvenil (sic), como o Caio, também estão chamando a atenção", afirmou Ronaldão, gerente de futebol da Macaca, em entrevista ao repórter Fábio Mello, da GE.Net.
Essa matéria foi elaborada a partir de informações de reportagens do site Plantão do Bugre, da Gazeta Esportiva e dos sites oficiais do Guarani e da Ponte Preta