13 maio 2005 - 15h32

Mercado português é um dos objetivos do clube

Estreitar as relações entre o Atlético e o futebol português é uma das principais metas dos dirigentes atleticanos. E nesse projeto, o atacante Maciel, emprestado ao clube pelo Porto, é visto como um dos principais frutos dessa aproximação. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, ter um melhor relacionamento com os times de Portugal pode oferecer bons resultado ao Furacão nos próximos anos.

"O Maciel é fruto de uma aproximação do Atlético com o mercado português. Nesses nove anos, nós nunca tivemos o mercado português aberto. Nunca fizemos nenhum negócio com Portugal. É estranho porque é o maior mercado para os jogadores brasileiros. Estamos tentando uma aproximação, uma abertura", disse.

Durante o ano passado, segundo dados fornecidos pela CBF, os clubes brasileiros negociaram 132 atletas com times portugueses. Isso representa cerca de 15% de todas as tranferências de atletas do Brasil para outros países. Apenas para se ter uma idéia, o país que recebeu a segunda maior leva de brasileiros em 2004 foi o Japão, com apenas 35 transações.

De acordo com Petraglia, o Porto foi o primeiro clube a abrir a possibilidade de parceria como Furacão. "O Porto foi um dos clubes visitados. Em parceria com o Porto, eles nos cederam o jogador Maciel, muito bem avaliado, e deram a opção do Atlético em 50% para uma possível negociação depois da vitrine do Atlético ou de adquiri-lo ou de vendê-lo e ter um lucro", explicou. O cartola também revelou que o contato com o empresário Jorge Baidek é outra forma de inserir o Atlético no mercado português.

Atualmente, Baidek é um dos empresários mais respeitados em Portugal e o principal agente de atletas brasileiros que atuam no país. Baidek detém procuração para representar os interesses de, por exemplo, Claudio Pitbull (Porto), Rogério (Sporting), Maciel (ex-Porto), Luís Mário e Alexandre (Vitória de Guimarães), Pena (Marítimo) e Emerson (Belenenses). Em 2005, os times portugueses já contrataram 20 atletas brasileiros. Baidek foi responsável por mais da metade dessas transações.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…