19 maio 2005 - 12h41

Vermelho é a cor da vitória, dizem cientistas

Um estudo feito por pesquisadores britânicos mostrou que times ou esportistas individuais masculinos usando uniformes vermelhos têm mais chances de vencer.

"A coloração vermelha é um sinal sexualmente selecionado, e dependente da testosterona da qualidade masculina em uma variedade de animais", afirmam Russel Hill e Robert Barton, da Universidade de Durham, no Reino Unido.

"Aves, como os galos ou os mandarins mostram dominância com a cor vermelha, assim como os peixes como o esgana-gata", disse Barton à Folha.

Para testar se algo parecido aconteceria na espécie humana, eles checaram o resultado de competições esportivas nas quais a cor poderia de algum modo influenciar o resultado. Buscaram dados sobre quatro eventos da Olimíada de 2004: boxe, luta greco-romana, luta livre e taekwondo.

Nessas competições, os lutadores, recebiam roupas ou protetores corporais ao acaso, vermelhos ou azuis. Se a cor não influenciasse, dizem os autores da nota publicada da edição de hoje da revista "Nature", não haveria diferença estatística importante nos resultados. Mas eles dizem que conseguiram encontrar um padrão que mostra que os lutadores que usaram vermelho ganharam mais – 16 vezes em 21 rounds de luta, e 19 vezes em 29 categorias de peso do lutador.

Barton e Hill lembram que estudos sobre agressão e dominância em animais associaram o vermelho a maiores níveis de testosterona. "Nos seres humanos, a raiva é associada com a vermelhidão da face devido ao fluxo aumentado de sangue. O medo é associado com aumento da palidez em situações semelhantes de ameaça", escreveram eles na "Nature".



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…