CBF pediu a retirada de escudo no gramado da Arena
A Confederação Brasileira de Futebol requereu ao Atlético a retirada do desenho do escudo do clube no círculo central do gramado da Kyocera Arena. Cumprindo determinações da FIFA, a CBF proibiu a utilização de qualquer desenho nos campos dos estádios brasileiros. O Atlético já cumpriu a determinação e foi inclusive elogiado pela direção técnica a CBF. Confira o ofício distribuído ontem às Federações Estaduais:
Rio de Janeiro, 19 de maio de 2005.
Ofício DT-0247/05
Ilmos. Srs.
Presidentes das
Federações EstaduaisAssunto: Desenhos nos Gramados
Prezados Senhores:
Solicitamos aos senhores presidentes que queiram verificar a situação dos gramados dos estádios que sediam jogos das competições estaduais/nacionais, com vistas à remoção de todo e qualquer tipo de emblemas, escudos ou mensagens que estejam desenhados nos referidos gramados.
O documento da FIFA "Regra de Jogo 2004" é bastante claro, na sua "Regra 1 – O Terreno de Jogo", cujas decisões 3 e 5 reproduzimos abaixo:
"Decisão 3 – É proibido todo tipo de publicidade comercial – quer seja real ou virtual – no campo de jogo e nas instalações do mesmo (incluídas as redes e as áreas que a delimitam) desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo até o momento em que saiam no meio do tempo e desde o momento em que voltam a entrar no campo até o término da partida. Em particular, proíbe-se o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes, postes de canto e na próprias bandeirinhas. Não se colocarão equipamentos estranhos ao jogo (câmaras, microfones etc.) nos ditos materiais."
"Decisão 5 -" Está proibida a reprodução real ou virtual de logotipos ou emblemas representativos da FIFA, Confederações, Associações Nacionais, Ligas, Clubes e outras instituições no campo de jogo ou nas instalações do mesmo (incluídas as redes de meta e as áreas que delimitam) durante o tempo de jogo, tal como estipula na decisão 3."
Recentemente, negamos pedido do Náutico/PE para desenhar o seu escudo no círculo central do gramado e solicitamos do Atlético/PR a remoção do seu escudo também no círculo central, medida já executada pelo Atlético/PR, o que agradecemos.
Assim, reiteramos aos senhores presidentes das federações que verifiquem a situação atual de todos os seus estádios e tomem as medidas necessárias, comunicando-nos ações e resultados.
Atenciosamente,
Virgilio Elísio da Costa Neto
Diretor do Departamento Técnico