20 maio 2005 - 15h55

CBF pediu a retirada de escudo no gramado da Arena

A Confederação Brasileira de Futebol requereu ao Atlético a retirada do desenho do escudo do clube no círculo central do gramado da Kyocera Arena. Cumprindo determinações da FIFA, a CBF proibiu a utilização de qualquer desenho nos campos dos estádios brasileiros. O Atlético já cumpriu a determinação e foi inclusive elogiado pela direção técnica a CBF. Confira o ofício distribuído ontem às Federações Estaduais:

Rio de Janeiro, 19 de maio de 2005.

Ofício DT-0247/05

Ilmos. Srs.
Presidentes das
Federações Estaduais

Assunto: Desenhos nos Gramados

Prezados Senhores:

Solicitamos aos senhores presidentes que queiram verificar a situação dos gramados dos estádios que sediam jogos das competições estaduais/nacionais, com vistas à remoção de todo e qualquer tipo de emblemas, escudos ou mensagens que estejam desenhados nos referidos gramados.

O documento da FIFA "Regra de Jogo 2004" é bastante claro, na sua "Regra 1 – O Terreno de Jogo", cujas decisões 3 e 5 reproduzimos abaixo:

"Decisão 3 – É proibido todo tipo de publicidade comercial – quer seja real ou virtual – no campo de jogo e nas instalações do mesmo (incluídas as redes e as áreas que a delimitam) desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo até o momento em que saiam no meio do tempo e desde o momento em que voltam a entrar no campo até o término da partida. Em particular, proíbe-se o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes, postes de canto e na próprias bandeirinhas. Não se colocarão equipamentos estranhos ao jogo (câmaras, microfones etc.) nos ditos materiais."

"Decisão 5 -" Está proibida a reprodução real ou virtual de logotipos ou emblemas representativos da FIFA, Confederações, Associações Nacionais, Ligas, Clubes e outras instituições no campo de jogo ou nas instalações do mesmo (incluídas as redes de meta e as áreas que delimitam) durante o tempo de jogo, tal como estipula na decisão 3."

Recentemente, negamos pedido do Náutico/PE para desenhar o seu escudo no círculo central do gramado e solicitamos do Atlético/PR a remoção do seu escudo também no círculo central, medida já executada pelo Atlético/PR, o que agradecemos.

Assim, reiteramos aos senhores presidentes das federações que verifiquem a situação atual de todos os seus estádios e tomem as medidas necessárias, comunicando-nos ações e resultados.

Atenciosamente,

Virgilio Elísio da Costa Neto
Diretor do Departamento Técnico



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…