9 jun 2005 - 17h34

Modelo de gestão do Atlético é referência em livro francês

O modelo administrativo criado pelo Atlético para gerir suas ações nos últimos dez anos ganhou destaque numa das mais importantes publicações de Marketing Esportivo do mundo. O livro "Marketing e Futebol: Uma perspectiva Internacional", desenvolvido por especialistas franceses no mercado do futebol cita o Furacão.

A obra reúne artigos e estudos sobre o planejamento desportivo no futebol mundial e possui um capítulo especialmente dedicado ao futebol brasileiro. A organização do texto foi feita pelo especialista em gestão desportiva, Grégory Bolle, e pelo âncora das conferências da Universidade de Paris, Michel Desbordes. O Atlético é uma das principais referências. Sob o título "Le foot-business au Brésil, un modèle de gestion original: application au club de I’Atlético-PR" (O Negócio do futebol no Brasil um modelo de gestão original: aplicação do Clube Atlético Paranaense), os autores dedicam 14 páginas à descrição e avaliação do planejamento desenvolvido e aplicado pelo clube na gestão do futebol. A composição do artigo ficou a cargo do consultor de marketing esportivo, professor Amir Somoggi.

As primeiras páginas do capítulo montam um amplo painel sobre o futebol brasileiro, tratam de questões como a legislação desportiva (Lei Pelé, Lei Zico, Estatuto do Torcedor), o mercado televisivo e a necessidade da criação de projetos para alavancar o negócio do futebol no país. Da metade do capítulo em diante o tema passa a ser "O exemplo brasileiro: O Clube Atlético Paranaense". O livro faz uma análise completa do clube, trazendo informações precisas sobre história, títulos, estrutura e, principalmente, o modelo de gestão aplicado nos últimos anos. Com gráficos e estatísticas que mostram o crescimento do Atlético no cenário nacional e internacional, os autores enaltecem cada uma das etapas do processo de reestruturação do Rubro-negro. O texto destaca a importância da internacionalização do clube, num momento de intensa expansão dos investimentos no mercado do futebol.

Outros clubes citados no livro foram os seguintes: Juventus, Barcelona, Milan, Internazionale, Roma, Lyon, Porto, Vicenza, Palmeiras e Atlético Mineiro.

Exemplo a ser seguido

O Atlético desenvolveu um planejamento para dez anos de trabalho, com três etapas a serem cumpridas. A primeira envolvia a recuperação da imagem, da auto-estima e da credibilidade moral e financeira do clube. Além disso, previa a construção de uma moderna Arena multi-eventos. Na segunda fase, o desafio seria investir em infra-estrutura e recuperar a hegemonia do futebol paranaense. As duas primeiras etapas foram cumpridas com sucesso e delas surgiram os maiores orgulhos de toda nação atleticana: uma excelente estrutura (CT e Arena) e o reconhecimento nacional e internacional.

A terceira fase do planejamento estratégico do Furacão ainda está sendo implantada, mas, mesmo assim, muitos objetivos importantes já foram alcançados. Um exemplo é o contrato de naming rights firmado com a Kyocera, no começo deste ano.

Resultados

Dez anos, oito títulos e uma estrutura que impressiona a todos que conhecem o mundo do futebol. Do ano de 1995 aos dias atuais, o Atlético cresceu muito e driblou as maiores dificuldades doa realidade brasileira. Neste período o Rubro-Negro conquistou a hegemonia no Paraná com cinco campeonatos estaduais, chegou a três títulos nacionais (Serie B – 1995 – Serie A – 2001 e a Seletiva para Libertadores em 1999) e já acumulou três participações na maior e mais importante competição do continente: a Libertadores. Todos esses feitos são resultados decorrentes do minucioso planejamento do clube, agora reconhecido como exemplo pelos franceses.

Reconhecimento

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, o capítulo dedicado ao Atlético no livro francês é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no clube. "O nosso planejamento despertou interesse por que todos os objetivos estão sendo atingidos com muito sucesso. É muito importante que o clube tenha este tipo de reconhecimento, principalmente porque são especialistas muito respeitados na área de gestão desportiva internacional", afirmou.

Petraglia ainda enalteceu a importância de se "prever o futuro" no mercado do futebol: "O Atlético se antecipou e realizou um planejamento para o futuro e tudo está saindo conforme o planejado. Hoje em dia, este tipo de projeção é essencial para que o clube cresça de acordo com às necessidades do mercado externo."

Como comprar

O livro "Marketing e Futebol: Uma perspectiva Internacional" custa 19 euros mais a taxa de postagem (5 euros) e é uma publicação em francês, mas está a disposição para compra via Internet: http://www.infosport.org/sport/accueil.nsf/0/0CFD0EEC6B97F417C1256FAF0054003A?OpenDocument.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…