19 jun 2005 - 20h11

Atleticanos invadem o orkut

A última pesquisa do IBOPE confirmou que o Atlético Paranaense tem mais de um milhão de torcedores espalhados pelo Brasil. Essa demonstração de grandeza também está na internet. O orkut, a mais famosa rede de amizades virtual, já virou ponto de encontro – e de reencontro – de diversos Rubro-negros. Há comunidades de todos os gostos: sobre o próprio time, o CT do Caju, a Kyocera Arena, jogadores, Furacao.com, pessoas que estão fora de Curitiba e que torcem pelo clube e muito mais.

"Eu estou morando em Florianópolis e mesmo de longe não esqueço do meu time. Resolvi criar uma comunidade para que outros torcedores possam saber que não estão sozinhos por aqui", disse o jornalista Fabiano Marques, que fez a comunidade Atleticanos em Santa Catarina. "Em menos de uma semana, já conseguimos reunir um grupo que sabe tudo sobre o Atlético graças a internet", finalizou Marques.

A maior comunidade do time no orkut é a Atlético Paranaense. Com mais de 18 mil atleticanos cadastrados, os tópicos são bem animados e a equipe formada por sete moderadores tem boa interferência quando há desrespeito ou infiltração de outros torcedores ofendendo o clube. "A comunidade é um bom espaço para discussão sobre o Atlético dentro da internet. Além das discussões sobre as partidas e fatos, muitas amizades acabam por serem feitas – e não apenas entre atleticanos: há alguns torcedores de outras equipes que admiram o Atlético e trocam opiniões com os integrantes da comunidade. Inclusive surgem várias iniciativas por parte dos torcedores,como reuniões e encontros", afirmou o entusiasta Bruno Rolim, um dos moderadores.

Site e Kyocera Arena

A Furacao.com também mantém um ponto de encontro no orkut. A comunidade que leva o nome do principal site do Atlético Paranaense, serve para que os aficcionados possam debater sobre o conteúdo das informações divulgadas, marcar encontros em dias de jogos e também conversar sobre as atualidades do futebol Rubro-negro. "Só entro em comunidades que tem a ver comigo mesmo, e a Furacao.com é um site que acesso diariamente, o mais completo sobre o Atlético. Nada mais justo que estar na comunidade e participar", disse a estudante Manoella Marchesini.

O Estádio Kyocera Arena também tem uma farta rede de admiradores. Com mais de 500 atleticanos, a comunidade Kyocera Arena tem informações do estádio e discute sobre o Colégio Expoente. Já a Eu quero a Kyocera Arena wi-fi, tem um objetivo específico: levar ao estádio a tecnologia que possa auxiliar jornalistas a se conectarem pela internet através de uma rede sem fio. Apesar de ser a praça esportiva mais moderna do país, a Kyocera Arena não segue o exemplo do Maracanã, Morumbi, Mineirão e Vila Belmiro, que disponibilizam essa facilidade para a imprensa.

Mulheres e Organizada

Conhecida pela beleza nas arquibancadas, as mulheres atleticanas também invadiram o orkut. Com mais de 3600 associados, Mulheres Atleticanas-PR chamou a atenção não só das meninas. Muitos marmanjos se associaram para começar uma amizade ou, porque não, um namoro? No tópico da comunidade há o seguinte comentário: "Comunidade dedicada as mulheres que gostam de futebol e torcem para o Atletico Paranaense. Vamos provar que a mulherada também entende de futebol. Homens torcedores do CAP são muito bem-vindos."

Quem também está no orkut é a torcida organizada Os Fanáticos. Uma das torcidas mais vibrantes do país, conta com mais de 5 mil integrantes na comunidade, que tem como objetivo fazer a integração dos atleticanos fiéis ao time. A Ultras do Atlético também está presente com uma nova comunidade.

Mais importante do que torcer para o Atlético é a alegria de poder exaltar as cores vermelha e preta do Furacão. E isso o torcedor atleticano sabe fazer muito bem, no orkut ou fora dele.

Lembre-se que para poder participar virtualmente das discussões, você terá que receber o convite de algum amigo que já esteja participando do orkut.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…