21 jun 2005 - 0h24

Capitão dos EUA no Mundial Sub-20 treinou no Atlético

Dois jogadores que estão disputando o Mundial Sub-20 na Holanda devem boa parte de suas carreiras ao Atlético e aos treinamentos desenvolvidos no CT do Caju. Um deles é conhecido da nação atleticana: o meia Evandro, camisa 10 da Seleção Brasileira. O outro, porém, não defende o Brasil e sequer fala português com fluência.

Trata-se do zagueiro Patrick Ianni, 20 anos, capitão da seleção dos Estados Unidos. Ianni esteve no Atlético há três anos e foi o primeiro intercambista americano a realizar um período de treinamentos do CT do Caju. Depois dele, vários outros jogadores fizeram o mesmo caminho e se aperfeiçoaram técnica e fisicamente com os profissionais atleticanos.

Naquela época, Patrick tinha apenas 17 anos e chegou a Curitiba sem falar uma palavra em português, o que gerou situações engraçadas no contato que teve com os jogadores atleticanos. "Eu estou muito feliz no Brasil. O futebol brasileiro é o melhor do mundo e eu espero aprender muitas coisas durante o meu intercâmbio no Atlético", disse ele à época. Depois do período de treinos que realizou no CT do Caju, Ianni passou a jogar mais recuado e se firmou como zagueiro.

Foi convocado para a Seleção Norte-Americana Sub-20 e está disputando o Mundial da Holanda. Os Estados Unidos estão fazendo uma ótima campanha. A equipe caiu em um grupo difícil, que tinha Alemanha e Argentina. Mesmo assim, saíram invictos e classificaram-se para as oitavas-de-final em primeiro lugar. Ianni foi titular nas três partidas e participou de todos os jogos de forma integral. Vestindo a camisa 5, ele assumiu a condição de capitão dos EUA na última partida.

Nesta terça-feira, quando o Brasil jogar contra a Síria, os Estados Unidos enfrentará a Itália nas oitavas-de-final do Mundial, com Ianni na zaga. Certamente, contando com uma torcida especial, atleticana.

Ianni no Atlético

A passagem do americano Patrick Ianni pelo Atlético foi registrada pela Furacao.com em 2002. Na época, a assessoria de imprensa do clube divulgou uma nota sobre o período de treinamentos que ele realizou no Rubro-negro. A lembrança ficou a cargo do leitor atleticano Felipe Bonfim, que imediatamente se recordou do fato ao ler sobre Ianni em notícias do Mundial Sub-20.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…