29 jun 2005 - 12h15

Temporada de Furacões ameaça o México

A temporada de Furacões no México está aberta. O Centro Nacional de Furacões em Miami informou ontem que a tempestade tropical Bret estava a cerca de 90 quilômetros ao norte-nordeste do porto da cidade de Veracruz e se movendo a 8 km/h, em uma trajetória que poderia levar ao continente nesta quarta-feira. O Serviço Meteorológico Nacional do México emitiu uma advertência às populações de Veracruz e Tamaulipas, no Golfo do México. O índice de perigo do furacão foi classificado como moderado. A presença do Bret favorecerá o potencial de chuvas e ventos nos estados de Tamaulipas e Veracruz, bem como fortes precipitações em São Luís do Potosí, Hidalgo e Puebla. É a décima segunda vez desde 1851 que se formam tormentas tropicais no Oceano Atlântico no mês de junho. A temporada anula de furacões no Oceano Atlântico, Mar do Caribe e Golfo do México começa em 1° de junho e termina em 30 de novembro. No começo deste mês, a tormenta Arlene se abateu sobre o noroeste da Flórida.

Segundo Jim Lushine, do Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, esta temporada de furacões será uma das mais intensas dos últimos anos. "Estamos no meio de um ciclo, de 25 a 30 anos, que começou em 1995 em que as temporadas têm uma atividade superior à média, que é de dez tormentas e seis furacões", afirmou.

Mais Furacão

No outro lado da costa mexicana, um Furacão ameaça o estado de Jalisco. Desta vez, não se trata de um fenômeno natural, mas de uma equipe de futebol cuja força é tão avassaladora quanto as tempestades tropicais que se formam no Golfo do México. O Atlético Paranaense, apelidado de Furacão após uma brilhante campanha no ano de 1949, treina forte para enfrentar o Chivas, de Guadalajara, nesta quinta-feira à noite, pela semifinal da Copa Libertadores da América.

A Furacao.com torce para que os mexicanos saiam ilesos da passagem da tormenta Bret, mas que sofram todas as conseqüências do Furacão Paranaense.

Saiba mais sobre o Bret:
Criterios.com ("Inicia temporada de huracanes")
IPS Noticias ("Tierra fértil para huracanes")
Cadena de Noticias ("Prevén temporada de huracanes tan activa como la de 2004")
Diarios Rumbo ("Ominosas las probabilidades de un huracán fuerte este año")
Houston Chronicle ("Tormenta tropical Bret se abate sobre la costa de México")
El Universal ("Se forma tormenta Bret en el Golfo de México")



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…