30 jun 2005 - 10h37

Retrospecto de Antonio Lopes em mata-mata é bom

O Atlético tenta vaga inédita na final da Copa Libertadores, contra o Chivas Guadalajara, nesta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), em Guadalajara. A equipe paranaense venceu a primeira partida, em Curitiba, por 3 a 0, e pode até perder por 2 a 0, ou por três gols de diferença desde que marque ao menos um tento (4 a 1, 5 a 2, por exemplo) que se classifica à final. Para chegar à inédita final do torneio sul-americano, o técnico Antonio Lopes conta com um tabu a seu favor. O treinador nunca foi eliminado em um mata-mata da Libertadores após conseguir uma vantagem na primeira partida e também decidindo fora de seus domínios.

No total, o técnico já disputou quatro vezes um mata-mata decidindo a vaga fora de casa, e em todas elas Lopes conseguiu avançar, sempre abrindo uma vantagem no primeiro jogo. Na edição de 1998, quando Lopes foi campeão do torneio pelo Vasco, o time carioca eliminou o Cruzeiro nas oitavas-de-final após fazer o primeiro resultado em casa– vitória por 2 a 1 em São Januário– e empatar sem gols no Mineirão, na partida de volta.

Nas semifinais da mesma competição, o Vasco superou o River Plate por 1 a 0, na primeira partida, no Rio de Janeiro, e depois empatou em Buenos Aires por 1 a 1. Na final da competição, o time carioca venceu a primeira partida contra o Barcelona (Equador), em casa, por 2 a 0, e superou o rival também na partida de volta, por 2 a 1.

Neste ano, já pelo clube paranaense, Lopes conseguiu classificar o Atlético nas quartas-de-final ao superar o Santos, com vitória por 3 a 2 na primeira partida, em casa, e novo êxito na partida de volta, por 2 a 0, em Santos. O único mata-mata em que Lopes foi eliminado na Libertadores ocorreu em 1999. Naquela oportunidade, o Vasco encarou o Palmeiras nas oitavas-de-final da competição. O clube carioca empatou a primeira partida por 1 a 1, em São Paulo, e na segunda partida, no Rio de Janeiro, foi derrotado por 4 a 2.

Antonio Lopes também leva vantagem contra o adversário desta quinta-feira em confrontos pela Copa Libertadores. No total, são duas vitórias em três jogos. Além dos 3 a 0 da última semana, Lopes venceu o Chivas em 1998, na primeira fase da competição, quando treinava o Vasco, por 2 a 0 no Rio. Mas perdeu por 1 a 0 em Guadalajara.

Reportagem: José Ricardo Leite, da Folha Online (adaptada pela Furacao.com)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…