O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
3 jul 2005 - 12h46

O copeiro Atlético

Decididamente, o Clube Atlético Paranaense é um clube copeiro. Como o Grêmio e o Cruzeiro, o furacão tem começado a ganhar esta fama, pois tem conseguido bons resultados em competições que envolvem o chamado mata-mata.

O maior “copeiro” de todas as equipes que jogam futebol no mundo, entretanto, é também brasileiro. A seleção canarinha já conquistou 05 vezes competições que um jogo elimina o adversário e chegou a final em outras duas Copas do Mundo. Ostenta a “tríplice coroa” ao ser o vencedor da Copa do Mundo 2002, Copa América 2004 e Copa das Confederações 2005.

A Copa do Brasil deu esta fama ao Grêmio e ao Cruzeiro, que venceram respectivamente as edições de 89, 94, 97 e 01 e 93, 96, 00 e 03. Ou seja, 08 títulos em 17 disputas. E ainda tendo o Grêmio chegado às finais de 91, 93, 95 e o Cruzeiro em 98.

Já a Taça Libertadores, que tem um formato de Copa, tem nos argentinos Independiente (7 vezes) e Boca Juniors (5) e Estudiantes (3) seus maiores copeiros. O Peñarol do Uruguai também venceu 3 vezes a competição.

Entre os brasileiros, mais uma vez o Grêmio e o Cruzeiro aparecem como os maiores papões, com os títulos de 83 e 95 (Grêmio) e 76 e 97 (Cruzeiro). Mas, desta feita, nesta Taça, outros 02 clubes fazem companhia aos papões de copas brasileiros, o Santos (62 e 63) e …o São Paulo, em 92 e 93.

Já o Atlético começou a se afirmar como um time copeiro, estranhamento num campeonato brasileiro. Numa fórmula que misturava pontos corridos com mata-mata, o furacão se deu bem ao se classificar em segundo lugar para a fase do mata-mata e foi deslanchou quando o campeonato tomou forma de Copa. Venceu o São Paulo por 2 x 1 (sintomático), Fluminense por 3 x 2 e fez a final contra o São Caetano, onde venceu por 4 x 2 o primeiro jogo e 1 x 0 o segundo, na casa do adversário.

O Atlético cresce neste tipo de competição. Sem dúvida alguma. E cresce na hora certa. No caso do brasileiro de 2001, venceu justamente todos os jogos da etapa no estilo copeiro. Nos próprios campeonatos estaduais recentemente conquistados pelo furacão, em 2000, 2001 e o supercampeonato de 2002 e o de 2005, venceu na fase mata-mata.

Na libertadores de 2005, fez o suficiente para passar para o mata-mata e se classificou apertado nos pênaltis, contra o Cerro, em Assumpção, mas venceu bem o Santos e o Chivas Guadalajara, pois ganhou bem seus jogos em Curitiba.

O adversário das finais é experiente em Copas e é um vencedor de Libertadores. Quer desbancar o Cruzeiro e o Grêmio como maiores copeiros do Pais. Mas o Atlético tem tudo para mostrar que apareceu mais um clube com tradições copeiras no Brasil. O Clube Atlético Paranaense.



Últimas Notícias