3 jul 2005 - 22h56

Secretário de Segurança do PR vai fazer novo pedido

O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Luis Fernando Delazari, vai fazer um novo pedido aos governos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para vetar a partida entre Atlético e São Paulo no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre. De acordo com Doático Santos, do ETA, uma reunião na manhã desta segunda-feira pode definir o local do jogo de quarta-feira.

"Vamos nos reunir com o Secretário Delazari para reforçar o nosso pedido. É uma esperança a mais para deixar com que a primeira partida da final seja mesmo realizada em Curitiba", afirmou Doático, que reiterou que o Governador Roberto Requião também está colaborando de maneira direta.

Controvérsias

Neste domingo a Agência Lancenet conversou com o Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, José Otávio Germano. A reportagem faz menção ao conteúdo de uma nota do site Furacao.com.

"O secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, José Otávio Germano, desmentiu a informação publicada neste domingo no site www.Furacão.com (sic) dando conta de que ele e os secretários de Segurança do Paraná e de Santa Catarina teriam se reunido na madrugada deste domingo e concluído que a cidade de Porto Alegre não teria condições de garantir tranqüilidade aos torcedores de Atlético-PR e São Paulo. Germano nega ter existido esta reunião.

De acordo com o site, a insegurança ocorreria em razão de os torcedores dos dois clubes precisarem usar a mesma rodovia para chegarem ao Beira-Rio. Um encontro entre eles poderia gerar um confronto.

– Não participei de reunião nenhuma. E reafirmo que Porto Alegre tem condições para oferecer segurança. Nossos policiais conseguem controlar um jogo como Grêmio e Brasil de Pelotas, que possuem torcidas muito complicadas e bagunceiras. Qual o motivo de não controlarmos os torcedores de dois clubes de fora do estado? – disse Otávio Germano, com veemência. O atual secretário de Segurança do Rio Grande do Sul tem ligações com o esporte. Entre os anos de 2001 e 2002 ele foi vice-presidente de futebol do Grêmio."

De acordo com Doático Santos, o que houve foram conversas informais entre os governos dos três estados e que o perigo do confronto entre os torcedores nas rodovias realmente é grande. O Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, José Otávio Germano, afirma que os policiais gaúchos "conseguem controlar um jogo como Grêmio e Brasil de Pelotas, que possuem torcidas muito complicadas e bagunceiras". No entanto, Pelotas fica apenas 280 km de Porto Alegre. Já Curitiba, tem a distância calculada em 700 km, enquanto os paulistas viajam mais de 1000 km para chegar à capital gaúcha. A possibilidade do encontro entre as torcidas de Atlético e São Paulo, seria inevitável e os custos para as polícias dos três Estados para fazer a escolta dos ônibus, enorme.



Últimas Notícias

Notícias

100 palavras

“Palavras não são friasPalavras não são boasOs números pros diasE os nomes pras pessoas” – TITÃS Um misto de sentimentos me tocou a alma na…