7 jul 2005 - 10h24

Zero Hora denuncia violência da torcida são-paulina

O jornal gaúcho Zero Hora denunciou em sua edição desta quinta-feira a prática de atos de violência por integrantes das torcidas organizadas Independente, do São Paulo e Camisa 12, do Internacional. Segundo a reportagem de Leandro Behs, um grupo de 60 torcedores são-paulinos atiraram pedras contra um ônibus de torcedores atleticanos, que passava pela Avenida Beira-Rio, em Porto Alegre, sem fazer qualquer provocação. Confira a reportagem publicada hoje na Zero Hora:

Torcida agride ônibus atleticano
por Leandro Behs, da Zero Hora

Parceiras há uma década, cerca de 60 torcedores das organizadas Camisa 12, do Inter, e Independente, do São Paulo, horas antes do jogo se reuniram para um churrasco de pão e salsichão na quadra da Imperadores do Samba, perto do Beira-Rio. Em meio ao almoço, apedrejaram um ônibus da torcida do Atlético. Ao verem o veículo com torcedores paranaenses passar pela Avenida Padre Cacique, os integrantes da Camisa 12 e da Independente correram para atirar pedras contra o ônibus – ainda que não tivesse ocorrido qualquer provocação. Por pouco, nenhum carro foi atingido.

Soldados do 4º regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, que estavam na esquina da Avenida Beira-Rio com Padre Cacique, entraram de arma em punho na quadra da Imperadores e revistaram os torcedores. "Vocês são colorados e sabem como a gente (BM) faz aqui. Avisem isso aos que são de fora. Depois a gente vai se encontrar no estádio. Abre o olho", anunciou um policial, aos líderes da Camisa 12 e da Independente.

Apesar da ação da BM, ninguém foi detido. Após a batida da polícia, um dos líderes da torcida paulista, que pediu anonimato, protestou: "Aqui a polícia é tudo ignorante mesmo, né? Lá (em São Paulo), eles têm diálogo com as torcidas".

Para o segundo jogo da final, dia 14, no Morumbi, 25 integrantes da Camisa 12 reforçarão a Torcida Independente, com camisetas e faixas do Inter. Na semifinal da Libertadores, entre São Paulo e River Plate, 10 torcedores da uniformizada do Inter acompanharam os paulistas no Monumental de Nuñez.



Últimas Notícias

Brasileiro

Libertadores, estamos chegando!

Na Arena da Baixada, o Athletico enfrentou o Botafogo pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022. Dependendo somente das suas forças para garantir presença…