O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
8 jul 2005 - 19h43

A chance

Era o ano de 1948. A atlético montou uma equipe única, que acabou marcando época na história do futebol paranaense e brasileiro, pois essa equipe gerou a mítica do nome “Furacão”.

Quando imagino o que houve naquela época, fico infeliz por não a ter vivido, já que ela deve ter sido mágica, já que as marcas foram tão profundas que até hoje perdura a imagem do Furacão da raça e da magia, quando qualquer pessoa fala no Atlético, e essa imagem foi construída em 1949. Imagino que deve ter sido um time único, exemplar, pois já se vão 56 anos e o “apelido” está mais forte que nunca. Quantos de nós não sentem orgulho em dizer que o time do nosso coração é o Furacão da baixada? Deve ter sido um momento tão fantástico, o dos anos de 1948/49, que até em nosso hino, existe referência a ele. Inclusive, o chamamos de “o Hino do Furacão”, antes de ser chamado hino do Atlético, como diz o segundo refrão. Parece que a referência ao “Furacão” nos emociona mais até que o próprio nome de nosso time.

Imagino que isso ocorre devido à raça e competência que o time de 1948/49 mostrou. Em minha imaginação, vejo o time de 48/49 como o símbolo do Atlético, de onde tiramos nossas imagens de heróis. Goleiro são comparados com Caju; atacantes, com Jackson e Cireno.

Hoje, 2005, vivemos novos tempos. Fomos campeões brasileiros em 2001, e conseguimos outras tantas glórias. Temos, agora, uma nova chance de fazermos história. Os jogadores dessa equipe, de hoje, possuem o poder de se colocar na mesmo patamar que os dos times heróicos de 1948/49 e 2001. Só depende deles fazer a história, incorporando a raça daquele time de 56 anos atrás, raça que foi igualada pelos valentes de 2001.

Vocês: Diego, Tiago Cardoso, Vinicius, Jancarlos, André Rocha, Marín, Marcão, Danilo, Durval, Tiago Vieira, Alan Bahia, Cocito, Ticão, Fernandinho, Evandro, Fabrício, Aloísio, Lima, Jorge Henrique e Cléo, todos vocês têm a oportunidade, a chance de fazer história no FURACÃO e estarem, para sempre, como parte dessa maravilhosa nação. Agarrem-na na raça e nos dêem a vitória!

Estaremos com vocês no dia 14 para fazermos a história do Furacão!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…