Péssimo resultado para o São Paulo
As estatísticas estão do lado do São Paulo, que há muito tempo não perde para um time em seus domínios jogando pela Libertadores. Além disso, todas as equipes que decidiram em casa nessa Libertadores e empataram a primeira partida, venceram em seus domínios o jogo de volta e se classificaram. Em finais do torneio das Américas, só 2 vezes aconteceu de um time empatar a primeira em casa e vencer a segunda na casa do adversário e ser campeão.
Mas as estatísticas estavam a favor do Santos também. O Atlético Paranaense jamais havia vencido o Santos na Vila Belmiro em toda a sua história e para o Peixe, bastava vencer por um simples 1 a 0 ou 2 a 1 para classificar-se para as semi-finais da Libertadores, assim como o São Paulo agora, que precisa de uma vitória simples para ser campeão. No entanto, todos sabem o que aconteceu. Vitória do Furacão por 2 a 0.
Sem falar que a mídia nacional até agora, em nenhum momento, comentou que o Atlético jamais foi eliminado em mata-matas pelo São Paulo. Apenas comentam que o São Paulo, jamais foi eliminado por equipes brasileiras na Libertadores.
Estatísticas a parte, o resultado para o São Paulo foi péssimo. Jogando em um campo neutro, o tricolor deveria ter partido para cima do Atlético e agora está contentando-se com o 1 a 1.
Eu lembro da última Copa do Brasil disputada pelo Furacão, em 2001, onde os atleticanos comemoraram no jogo de ida, um 0 a 0 contra o Corinthians, quando tinha tudo para vencer a partida. O Corinthians partiu pro desespero, assim como o Atlético no Beira-Rio, e o técnico do Furacão fez o mesmo que o Paulo Autuori. Continuou com a equipe na defensiva, ao invés de colocar jogadores para aproveitar os contra-ataques. No jogo de volta, pelo regulamento, o Atlético precisava de uma vitória simples para classificar-se. Todos achavam que na Arena seria um massacre atleticano e no fim, deu Corinthians 1 a 0, com transmissão e narração de Galvão Bueno para todo o Brasil.
Assim com o Atlético naquela Copa do Brasil, o São Paulo complicou-se. Será muito difícil eles vencerem a equipe titular do Atlético que é imbatível e invicta, desde a chegada do técnico Antônio Lopes. Será muito difícil tirar a invencibilidade do Furacão logo agora, na última partida da decisão da Libertadores da América. Portanto, está na cara que o jogo tem tudo para ir para os pênaltis.
E nesse caso, o Atlético tem demonstrado muita capacidade, afinal, foi campeão paranaense e eliminou o Cerro Porteno sem desperdiçar uma única cobrança sequer. Sem falar que o Rogério Ceni é um péssimo pegador de pênaltis, enquanto que o Diego tem um aproveitamento bem melhor.
Só o Atlético mesmo, poderá ter a chance de liquidar o jogo nos 90 minutos, em um de seus contra-ataques mortais. Para o São Paulo, só resta treinar cobrança de penalidades máximas, pois será a única chance deles, embora, ainda assim, remotas.