18 jul 2005 - 15h37

Atlético confirma a venda de Fernandinho

A transação foi concluída no início do ano, mas somente nesta segunda-feira, às 14h59, é que o Clube Atlético Paranaense confirmou oficialmente a venda do direitos econômicos e o repasse dos direitos federativos do meia Fernandinho ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Revelado nas categorias de base do PSTC, de Londrina, Fernandinho foi contratado pelo Atlético ainda com idade juvenil, em 2002. Jogou também pelos juniores, mas seu talento o levou para o time profissional já em 2003, com apenas 17 anos. Estreou na equipe sob o comando do técnico Vadão, atuando na posição de atacante. Seu primeiro gol com a camisa rubro-negra foi uma pintura. Entrou no final de um jogo contra o Criciúma, na Arena, e driblou vários zagueiros antes de fazer o quinto gol na goleada por 5 a 2.

No mesmo ano, foi campeão mundial sub-20 com a Seleção Brasileira. Mais importante ainda, marcou o gol que deu o título ao Brasil, na prorrogação contra a Espanha.

De volta ao Atlético, foi peça decisiva na campanha do vice-campeonato brasileiro de 2004, atuando ora no meio-campo ora na lateral-direita. No início deste ano, foi negociado com o Shakhtar, mas o Atlético pediu sua permanência até o final da Libertadores. Assumindo a função de principal jogador do clube, participou da conquista do título paranaense sobre o Coritiba e do vice-campeonato da Libertadores. Seu último jogo pelo Furacão foi justamente a final da competição sul-americana, contra o São Paulo. Ele entrou no segundo tempo e jogou apenas alguns minutos.

Fernandinho disputou 105 partidas pelo Atlético e marcou 21 gols. O valor da transação com o Shakhtar não foi oficialmente divulgado, mas se especula que a quantia gire em torno de 8 milhões de euros. Com a negociação, Fernandinho voltará a jogar ao lado do amigo Jadson, seu companheiro também no PSTC e no Atlético.

Nota oficial

Confira trecho da nota divulgada pelo Atlético no site oficial do clube informando a negociação de Fernandinho:

O meia Fernandinho está deixando o Atlético Paranaense. O atleta vai jogar no Shakhtar Donetsk, atual campeão da Ucrânia, o mesmo clube para onde Jadson seguiu após o Campeonato Brasileiro do ano passado. O clube europeu tinha uma opção de compra para levar o jogador e a tranferência de Fernandinho foi acertada. O atleta deve seguir para a Ucrânia já nesta quarta-feira para se apresentar ao seu novo clube.

O Atlético Paranaense deseja sucesso a Fernandinho e que ele brilhe na Europa como brilhou nos gramados do Brasil e de toda a América.



Últimas Notícias

Brasileirão A1|Opinião

NEM 8, E NEM 80

O título do que será relatado abaixo, resume muito o sentimento desse ilustre torcedor quem vos escreve.   Na noite de ontem o Furacão entrou…